Terça-feira, 02 de Abril
4. Leia Jó 1:13-19; 2:7-9. O que aconteceu com Jó? De que maneira a experiência de Jó reflete o que acontece com todos, de um modo ou de outro?
O filósofo grego Heráclito (535-475 a.C.) declarou que “não há nada permanente, exceto a mudança”. Quando tudo parece estar a correr bem, o inesperado acontece. Pode ser a perda do emprego ou de um membro do corpo; uma doença que nos deixa acamados ou nos leva à morte prematura; um incêndio na casa; um acidente de carro ou uma queda ao passear com o animal de estimação da família.
Evidentemente, nem todas as mudanças são negativas. Possivelmente uma promoção no trabalho o leve a melhores condições financeiras. Ou talvez conheça o seu futuro cônjuge, uma mudança que muitos receberiam de bom grado.
De qualquer maneira, podemos estar numa rotina, num ritmo, quando, instantânea e inesperadamente, tudo é interrompido.
Jó certamente não esperava a nova fase na sua vida. A Bíblia descreve-o como um homem “íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal” (Jó 1:1). Também sabemos que ele era casado, tinha sete filhos e três filhas, e era muito rico (Jó 1:2, 3). Até à metade do livro, ele já tinha sofrido pelo menos seis grandes perdas: foi privado das suas propriedades, a sua força de trabalho, os seus filhos, a sua saúde, o apoio da sua esposa e o incentivo dos seus amigos. O seu mundo foi virado de cabeça para baixo e a sua vida familiar foi devastada.
Embora o que aconteceu com Jó tenha sido bastante extremo, quem entre nós não viveu já o inesperado, de maneira também muito negativa? As coisas podem estar bem quando, de repente e sem aviso, tudo muda completamente, e a nossa vida e a vida da nossa família pode nunca mais voltar a ser a mesma.
Isto não é novidade. Abel não esperava ser assassinado, e José não esperava ser vendido para viver como escravo no Egito. Em ambas as histórias, os membros da família foram os traidores, e também nas duas situações as famílias foram muito afetadas pelo que aconteceu. A Bíblia está repleta de exemplos de pessoas cuja vida e família foram grandemente transformadas pelo inesperado.
A fé ajudou-o nas provações que, inesperadamente, interromperam os ciclos da sua vida?