12.4.19

Estudo adicional 12.4.19

Sexta-feira, 12 de Abril 

Ao longo de toda a Bíblia, somos confrontados com a realidade do livre-arbítrio humano. Mesmo Adão e Eva, que eram perfeitos (Génesis 3) tiveram liberdade de escolha e, infelizmente, fizeram a escolha errada. Se seres não caídos, perfeitos, fizeram mau uso da liberdade de escolha, quanto mais seres como nós, mergulhados no pecado! 

Lembremos que o livre-arbítrio significa liberdade. Apesar da pressão que sofremos de dentro e de fora, não precisamos escolher o que é errado. Podemos, mediante o poder de Deus, fazer as escolhas certas. Portanto, é muito importante avaliar cuidadosamente as nossas decisões, especialmente pensando em como elas afetam a nossa vida familiar. A livre escolha de Caim de matar o seu irmão devastou a sua família. A livre decisão dos irmãos de José de vendê-lo à escravidão arruinou a vida do seu pai. “Ele reconheceu-a e disse: É a túnica do meu filho; um animal selvagem o terá comido, certamente José foi despedaçado. Então, Jacó rasgou as suas vestes, e cingiu-se de pano de saco, e lamentou o filho por muitos dias. Levantaram-se todos os seus filhos e todas as suas filhas, para o consolarem; ele, porém, recusou ser consolado e disse: Chorando, descerei a meu filho até à sepultura. E de facto o chorou seu pai” (Génesis 37:33-35). 

Assim como ocorre na vida, encontramos na Bíblia exemplos da maneira pela qual a livre escolha de membros da família afetam os outros para o bem ou para o mal. Assim foram as escolhas de Corá, Datã e Abirão (Números 16:1-32; veja também Daniel 6:23, 24; Génesis 18:19). 

Perguntas para discussão 

1. Que escolhas fez hoje? O que revelam elas sobre si, o seu relacionamento com Deus e com os outros? Que decisões gostaria que tivessem sido diferentes? 

2. Que personagens da Bíblia fizeram escolhas erradas e o que podemos aprender com elas? Como prejudicaram a própria família? 

3. Todos se arrependem de escolhas erradas. Porque o evangelho é uma boa notícia em momentos de arrependimento? Que promessas bíblicas reivindica em momentos de angústia e culpa por escolhas erradas? 

4. Se alguém o procurasse para conversar sobre casamento, que conselho daria? Porque? Que princípios bíblicos indicaria para ajudar essa pessoa a tomar tão importante decisão? 

SEXTA-FEIRA, 12 DE ABRIL 2019 – ESTUDO ADICIONAL 

O Desejado de Todas as Nações, capítulo 57, “Uma Coisa te Falta”, p. 518-523. 

Mensagens Escolhidas, v. 1, “Um Céu a Ganhar”, p. 96, 97.