1.1.19

O Propósito do Livro

Segunda-feira, 31 de Dezembro 

O livro do Apocalipse declara também que o seu propósito é revelar eventos futuros (Apocalipse 1:1), a partir da época em que o próprio livro foi escrito. Qualquer pessoa familiarizada com o Apocalipse notará que a predição dos eventos, tenham eles já sido cumpridos (pelo menos da nossa perspectiva hoje) ou sejam eles eventos ainda futuros, ocupam a maior parte do conteúdo do livro. 

O objetivo principal das profecias bíblicas é assegurar-nos que, independentemente dos acontecimentos futuros, Deus está no controle. O Apocalipse faz exatamente isso: ele dá-nos a certeza de que Jesus Cristo tem estado com o Seu povo durante toda a História do mundo e nos aterradores eventos finais. 

Consequentemente, as profecias do Apocalipse têm dois propósitos práticos: ensinar-nos a viver hoje e preparar-nos para o futuro. 

2. Leia Deuteronômio 29:29. Porque algumas coisas não nos são reveladas? Qual é o propósito das coisas reveladas? Veja também Apocalipse 22:7. 

As profecias do Apocalipse relacionadas ao tempo do fim não são reveladas para satisfazer a nossa obsessiva curiosidade quanto ao futuro. O livro revela somente os aspectos do futuro importantes para o nosso conhecimento. Eles são revelados para nos impressionar em relação à seriedade do que ocorrerá, para que possamos perceber a nossa dependência de Deus e, nessa dependência, obedecer a Ele. 

Durante séculos, especulações e sensacionalismo em escala ainda maior acompanharam muito do ensino acerca dos eventos do tempo do fim. Fortunas foram feitas por aqueles que, prevendo o fim imediato, alarmaram pessoas para que dessem dinheiro ao seu ministério, pois o fim estava próximo. Porém, em cada uma dessas ocasiões o fim não veio, e as pessoas ficaram desiludidas e desencorajadas. Como acontece com todas as coisas boas que Deus nos deu, as profecias também podem ser mal utilizadas e mal interpretadas. 

Que princípio fundamental encontramos em João 14:29 para o propósito das profecias?