2.1.19

A Divindade

Quarta-feira, 02 de Janeiro 

O Apocalipse começa com uma saudação semelhante às saudações encontradas nas cartas de Paulo. O livro foi evidentemente enviado em forma de carta às sete igrejas na Ásia Menor, nos dias de João (veja Apocalipse 1:11). No entanto, o Apocalipse não foi escrito apenas para essas igrejas, mas para todas as gerações de cristãos ao longo da História. 

4. Leia Apocalipse 1:4, 5 e Romanos 1:7. Que saudação comum encontramos em ambos os textos? Da parte de quem a saudação foi dada? 

Ambos os textos apresentam uma saudação epistolar: “Graça e paz a vós outros”. Esta expressão consiste na saudação grega charis (graça) e na saudação hebraica shalom (paz, bem-estar). Como podemos ver, a partir destes textos, os Doadores da graça e da paz são as três Pessoas da Divindade. 

Deus, o Pai, é identificado como Aquele “que é, que era e que há de vir” (veja Apocalipse 1:8; 4:8). Isto refere-se ao nome divino Yahweh: “EU SOU O QUE SOU” (Êxodo 3:14), uma referência à existência eterna de Deus. 

O Espírito Santo é referido como os “sete espíritos” (compare com Apocalipse 4:5; 5:6). Sete é o número da plenitude. Os “sete espíritos” indicam que o Espírito Santo estava a atuar em todas as sete igrejas. Esta imagem refere-se à onipresença do Espírito Santo e à Sua constante atuação entre o povo de Deus através da História, habilitando-o a cumprir a sua vocação. 

Jesus é identificado por três títulos: “a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da Terra” (Apocalipse 1:5). Eles referem-se à Sua morte na cruz, à Sua ressurreição e ao Seu reino no Céu. João declarou o que Jesus fez: Ele “nos ama, e em Seu sangue nos lavou dos nossos pecados, e nos fez reis e sacerdotes para Deus e Seu Pai” (Apocalipse 1:5, 6; ARC). 

No original grego, a expressão “nos ama” refere-se ao amor constante de Cristo, que envolve passado, presente e futuro. Aquele que nos ama nos libertou dos nossos pecados pelo Seu sangue. No grego, o verbo “libertar” refere-se a um ato completado no passado: quando Jesus morreu na cruz, Ele proveu uma completa e perfeita expiação pelos nossos pecados. 

Em Efésios 2:6 e Filipenses 3:20, são descritos os que serão ressuscitados e se assentarão com Jesus nos lugares celestiais. O que significa isto? Como podemos desfrutar deste status glorioso de “reis e sacerdotes” (Apocalipse 1:6, ARC)? Este fato deve influenciar a nossa maneira de viver?