19.1.19

Estudo Adicional 19.1.19

Sexta-feira, 18 de Janeiro 

Leia o capítulo “O Apocalipse”, do livro Atos dos Apóstolos, de Ellen G. White, p. 578-592. 

As sete mensagens às igrejas mostram o declínio espiritual em cada uma delas. A igreja de Éfeso ainda era fiel, embora tivesse perdido o primeiro amor. As igrejas de Esmirna e Filadélfia eram, em grande medida, fiéis. Pérgamo e Tiatira transigiram cada vez mais, até que a vasta maioria apostatou completamente da fé pura dos apóstolos. A igreja de Sardes encontrava-­­se numa situação séria. A maioria dos membros não estava em harmonia com o evangelho, enquanto Filadélfia representava os poucos fiéis. Quanto à igreja de Laodiceia, não havia nada de bom a ser dito sobre ela. 

Ao concluir cada mensagem, Jesus fez promessas a quem aceitasse o Seu conselho. Porém, pode-se observar que, juntamente com o evidente declínio espiritual nas igrejas, há um aumento proporcional nas promessas. Por fim, Laodiceia, embora tenha recebido uma única promessa, recebeu a maior: compartilhar o trono de Jesus. (Apocalipse 3:21). 

Perguntas para discussão 

1. O aumento de promessas, bem como o declínio espiritual, reflete o facto de que, quando o pecado aumenta, a graça aumenta muito mais (Romanos 5:20)? Pense nesta afirmação: “A igreja, enfraquecida e defeituosa como seja, é o único objeto na Terra a que Cristo concede a Sua suprema consideração. Ele vela constantemente com solicitude por ela, e fortalece-a por Seu Espírito Santo” (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 2, p. 396). 

2. Nas cidades prósperas da Ásia havia cristãos que permaneceram leais ao evangelho e inabaláveis na sua fidelidade a Deus em meio às pressões do ambiente pagão. O que aprendemos com este facto? Pense na oração de Jesus em João 17:15 a 19. Como o conceito de estar no mundo, mas não ser do mundo, se aplica aos cristãos de hoje? 

3. Como podemos prestar mais atenção à mensagem aos laodiceanos? 

Estudo Adicional – Comentário 

*Mensagens aos Jovens, “Para a Frente e Para Cima”, p. 95.