Lição 2, 05 a 11 de Janeiro
Sábado à tarde
VERSO PARA MEMORIZAR: “ Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Ap 3:21).
LEITURAS DA SEMANA: Apocalipse 1:9-18; 1:20; 2:1-7; Atos 7:54-60; Mateus 12:8; Êxodo 20:11; Daniel 10:5, 6
O Salmo 73 descreve a perplexidade do salmista enquanto ele observava o orgulho jactancioso dos ímpios. Eles tinham uma vida próspera e tranquila, em contraste com o sofrimento dos justos. Esta injustiça perturbava muito o salmista (Salmos 73:2-16), que, na sua perplexidade, foi ao santuário (Salmos 73:16, 17). Ali, na presença de Deus, ele recebeu uma compreensão mais profunda do assunto.
Séculos mais tarde, um idoso apóstolo encontrava-se numa rochosa ilha penitenciária por causa do seu testemunho fiel. Ele recebeu a notícia de que as igrejas que estavam sob os seus cuidados estavam a sofrer. No entanto, nesse momento crítico, ele recebeu uma visão do Cristo ressuscitado no santuário celestial. Ali, a exemplo do que aconteceu com o salmista, o Senhor revelou a João alguns mistérios da vida e as lutas que ela traz. Esta cena do santuário deu-lhe a certeza da presença e do cuidado de Cristo; uma certeza que ele devia transmitir a estas igrejas e às sucessivas gerações de cristãos.
Além da apresentação do ministério de Cristo no santuário celestial, nesta semana examinaremos a primeira das sete mensagens especiais à Sua igreja, dirigidas coletivamente às sete igrejas na Ásia, mas que também têm significado para nós hoje.