1.1.19

A Linguagem Simbólica do Apocalipse

Terça-feira, 01 de Janeiro 

3. O que têm em comum as visões de Apocalipse 13:1, Daniel 7:1-3 e Ezequiel 1:1-14? 

Em Apocalipse 1:1, declara-se também: “Ele enviou o Seu anjo para torná-la conhecida ao Seu servo João” (NVI). Encontramos aqui uma expressão muito importante no livro. A frase tornar conhecida é uma tradução da palavra grega semaino, que significa “mostrar por sinais simbólicos”. Esta palavra é usada na tradução grega do Antigo Testamento (a Septuaginta), na qual Daniel explicou ao rei Nabucodonosor que, pela estátua feita de ouro, prata, bronze e ferro, Deus “fez saber ao rei o que [haveria] de ser futuramente” (Daniel 2:45). Ao empregar a mesma palavra, João declarou que as cenas e os eventos do Apocalipse foram-lhe mostrados em visão através de apresentações simbólicas. Guiado pelo Espírito Santo, João registrou fielmente estas apresentações simbólicas conforme as tinha observado nas visões (Apocalipse 1:2). 

Portanto, a linguagem das profecias do Apocalipse, na sua maioria, não deve ser interpretada literalmente. Via de regra, a leitura da Bíblia pressupõe uma compreensão literal do texto (a menos que o texto aponte para um simbolismo pretendido). Mas quando lemos o Apocalipse, precisamos interpretá-lo simbolicamente (a menos que o texto aponte para um significado literal). Embora as cenas e eventos preditos sejam reais, eles geralmente eram expressados em linguagem simbólica. 

Ter em mente que o caráter do Apocalipse é, em grande parte, simbólico proteger-nos-á contra a distorção da mensagem profética. Ao tentarmos determinar o significado dos símbolos empregados no livro, devemos ter cuidado para não impor ao texto um significado que resulte da imaginação humana ou dos significados atuais desses símbolos. Em vez disso, devemos ir à Bíblia e aos símbolos encontrados nas suas páginas para compreender os símbolos do Apocalipse. 

Na verdade, ao tentar desvendar o significado destes símbolos, devemos lembrar que a maioria deles foi tirada do Antigo Testamento. Ao retratar o futuro na linguagem do passado, Deus quis imprimir na nossa mente que os Seus atos de salvação no futuro serão muito semelhantes aos Seus atos de salvação no passado. O que Ele fez pelo Seu povo no passado, fará por ele novamente no futuro. Ao tentar descodificar os símbolos e imagens do Apocalipse, devemos começar por prestar atenção ao Antigo Testamento.