26.12.18

Uma Nova Terra Para Os Remidos

Quarta-feira, 26 de Dezembro 

“Eis que Eu crio novos céus e nova Terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas” (Isaías 65:17). Isaías e João (Apocalipse 21:1) tiveram uma visão da nova Terra prometida aos salvos. 

5. Considere a descrição da Nova Jerusalém, em Apocalipse 21:2, 9-27. O que sugerem esses textos sobre a unidade e harmonia que existirão ali? 

6. Leia Apocalipse 22:1-5. O rio da água da vida que flui do trono de Deus e a árvore da vida que se estende sobre ele são duas outras características importantes da nova cidade. Qual será o propósito deles na nova Terra? 

A árvore da vida, à qual Adão perdeu o acesso mediante a sua transgressão (Génesis 3:22-24), será restaurada por Cristo na Nova Jerusalém. O acesso a essa árvore é uma das promessas aos vencedores (Apocalipse 2:7). O facto de que ela produz doze espécies de frutos, uma nova espécie a cada mês, sugere uma razão para a profecia de Isaías sobre a nova Terra: “De uma Festa da Lua Nova à outra e de um Sábado a outro, virá toda a carne a adorar perante Mim, diz o Senhor” (Isaías 66:23). A referência à “cura das nações” também ressalta a intenção de Deus de remover todas as barreiras entre os povos e de restaurar a humanidade ao seu propósito original: restaurar todos povos, tribos e nações em uma família indivisível, vivendo em harmonia e paz, unida para glorificar a Deus. 

“‘A cura das nações’ refere-se figurativamente à remoção das barreiras nacionais e linguísticas e separação [...]. As folhas da árvore da vida curarão a ruptura entre as nações. As nações não mais serão ‘gentílicas’, mas estarão unidas numa só família como o verdadeiro povo de Deus (compare com 21:24-26). O que Miqueias previu séculos antes será cumprido: ‘Nenhuma nação erguerá a espada contra outra, e não aprenderão mais a guerra. Todo homem poderá sentar-se debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira, e ninguém o incomodará’ (Miqueias 4:3, 4, NVI; compare com Isaías 2:4). Nas margens do rio da água da vida, os remidos convidarão “o seu próximo para sentar-se” (Zacarias 3:10) com eles debaixo da árvore da vida. A propriedade curativa das folhas da árvore cicatrizará as feridas – étnicas, tribais ou linguísticas – que têm dividido a humanidade por anos.” Ranko Stefanovic, Revelation of Jesus Christ: Commentary on the Book of Revelation, p. 593