11.2.21

Na Doença E Na Riqueza

Quinta-feira, 11 de Fevereiro


Os eventos de Isaías 38 e 39 (2 Reis 20) aconteceram perto do momento em que Deus libertou Ezequias de Senaqueribe, mesmo que a libertação ainda não tivesse acontecido (Isaías 37; 2 Reis 19). Realmente, Isaías 38:5, 6 e 2 Reis 20:6 mostram que os judeus ainda enfrentavam a ameaça assíria.

“Satanás estava determinado a causar a morte de Ezequias e a queda de Jerusalém. Sem dúvida, ele pensava que, se Ezequias estivesse fora do caminho, os seus esforços para a reforma cessariam, e a queda de Jerusalém poderia acontecer mais rapidamente” (Comentário Bíblico Adventista, v. 4, p. 249).

10. O que revela esta citação sobre a importância de uma boa liderança para o povo de Deus?

11. Que sinal deu o Senhor a Ezequias para confirmar a sua fé? 2 Reis 20:8-10; Isaías 38:6-8

Ao rejeitar os sinais oferecidos por Deus (Isaías 7), Acaz tinha dado início às circunstâncias que levaram aos problemas com a Assíria. Mas agora Ezequias tinha pedido um sinal (2 Reis 20:8); então, Deus fortaleceu-o para enfrentar a crise que o seu pai tinha causado. Fazer com que a sombra no relógio solar de Acaz retrocedesse só era possível através de um milagre.

Os babilónios estudavam os movimentos dos corpos celestes e registavam com precisão. Portanto, eles teriam notado o comportamento estranho do Sol e se perguntado o que isso significava. Não foi por acaso que o rei Merodaque-Baladã enviou mensageiros naquele tempo. Os babilónios descobriram a relação entre a recuperação de Ezequias e o sinal miraculoso.

Agora sabemos porque é que Deus escolheu este sinal específico. Tal como mais tarde o Senhor usou a estrela de Belém para trazer sábios do Oriente, Ele usou uma mudança solar para trazer mensageiros de Babilónia. Esta era uma oportunidade singular para que eles aprendessem sobre o verdadeiro Deus. Merodaque-Baladã passou toda a sua carreira a tentar conquistar a independência de Babilónia em relação à Assíria. Ele precisava de aliados poderosos, o que explica a sua motivação para entrar em contacto com Ezequias. Se o próprio Sol se moveu a pedido de Ezequias, o que podia ele fazer com a Assíria?

Como perdeu Ezequias uma incrível oportunidade de glorificar a Deus e de O mostrar aos babilónios? Qual foi o resultado? (Isaías 39). Ezequias, que lhes devia ter testemunhado do Senhor, mostrou, em vez disso, a sua própria “glória”. Qual é a lição para nós?