24.2.21

Esperança Antecipada

Quarta-feira, 24 de Fevereiro


O facto de Isaías ter profetizado com precisão e nominalmente a vinda de Ciro incomoda aqueles que não creem que os profetas recebem predições de Deus. Para lidar com essa frustração, estas pessoas aceitam a teoria de que outro profeta, um “segundo Isaías”, que vivia no tempo de Ciro, tenha escrito Isaías 40–66. Portanto, o livro de Isaías é “serrado em dois”, o mesmo destino que tradicionalmente se entende ter acontecido com o próprio profeta (Hebreus 11:37).

No entanto, não há evidência histórica da existência de um segundo “Isaías”. Se ele realmente existiu, é estranho que a Bíblia não o tenha mencionado, pois a sua mensagem é profundamente importante, e a sua arte literária é fenomenal! Mesmo o manuscrito mais antigo da Bíblia, o livro de Isaías nos Manuscritos do Mar Morto, não possui nenhum intervalo entre Isaías 39 e 40 que indique uma transição à obra de um novo autor.

A mensagem fundamental de Isaías é coerente em todo o seu livro: confie no Deus verdadeiro, inclusive no Seu Libertador messiânico, em vez de confiar noutros poderes. Os estudiosos enfatizam correctamente a mudança de foco do período assírio, em Isaías 1–39, para o período babilónico, a partir do capítulo 40. Mas descobrimos que Isaías 13, 14 e 39 já previam um cativeiro babilónico. Realmente, Isaías 1–39 enfatiza o juízo, e Isaías 40–66 foca a consolação. Porém, nos capítulos anteriores, o consolo e segurança divinos também são abundantes, e passagens posteriores, como Isaías 42:18-25, 43:22-28 e 48:1-11, falam dos juízos de Deus sobre Judá porque a nação O tinha abandonado. Na verdade, as profecias de Isaías sobre a consolação futura implicam sofrimento no período anterior.

8. Embora a nação tivesse enfrentado uma terrível calamidade por causa dos pecados do povo, alguns não perderam a esperança. Eles apegaram-se às promessas de Deus, encontradas em Levítico 26:40-45. Leia estes versos cuidadosamente. Coloque-se no lugar dos hebreus que estavam vivos depois da derrota de Judá para Babilónia. Que esperança encontramos nestas palavras?

Que princípio espiritual está em atuação nestes versos de Levítico? O que disse o Senhor a Israel naquela ocasião? Como é que o mesmo princípio funciona na nossa vida?