15.2.21

Consolo Para O Futuro

Domingo, 14 de Fevereiro


1. Em Isaías 40:1, 2, Deus consolou o Seu povo. O seu tempo de castigo tinha finalmente acabado. Que castigo foi esse?

Existem muitas respostas para esta pergunta. Houve o castigo infligido pela Assíria, o ceptro da ira de Deus (Isaías 10), do qual o Senhor livrou Judá ao destruir o exército de Senaqueribe em 701 a.C. (Isaías 37). Houve também o castigo infligido por Babilónia, que posteriormente levaria bens e pessoas de Judá em virtude de Ezequias ter mostrado a sua riqueza aos mensageiros de Merodaque-Baladã (Isaías 39). E houve o castigo infligido por uma das outras nações contra as quais Isaías escreveu mensagens de advertência (Isaías 14–23).

Entretanto, embora a “Assíria” e os “assírios” sejam mencionados 43 vezes de Isaías 7:17 a 38:6, esta nação aparece uma única vez no resto do livro, em Isaías 52:4, onde há uma referência à opressão do Egipto e depois dos assírios. Na última parte do livro, é mencionada a libertação do povo do exílio de Babilónia (Isaías 43:14; 47:1; 48:14, 20), e seria Ciro, o persa que conquistou Babilónia em 539 a.C., que devia libertar os exilados de Judá (Isaías 44:28; 45:1; 45:13).

Isaías 1-39 enfatiza os eventos que levaram à libertação do povo da mão dos assírios em 701 a.C., mas no início do capítulo 40, o livro avança um século e meio para o fim de Babilónia, em 539 a.C., e para o retorno dos judeus pouco tempo depois disso.

2. O tema do retorno do exílio babilónico está relacionado a alguma coisa anterior em Isaías?

Isaías 39 serve como transição para os capítulos seguintes, prevendo um cativeiro babilónico, pelo menos para alguns descendentes de Ezequias (Isaías 39:6, 7). Além disso, os oráculos de Isaías 13, 14 e 21 profetizavam a queda de Babilónia e a liberdade que isso traria ao povo de Deus: “Porque o Senhor se compadecerá de Jacó, e ainda elegerá a Israel, e o porá na sua própria terra [...] no dia em que o Senhor vier a dar-te descanso do teu trabalho, e do teu tremor, e da dura servidão com que te fizeram servir, então, proferirás este dito contra o rei da Babilónia” (Isaías 14:1-4). Observe a relação com Isaías 40:1, 2, em que Deus prometeu ao Seu povo um fim para o seu sofrimento.

O que significam para si as promessas bíblicas sobre o fim do sofrimento? De que adiantaria a nossa fé sem estas promessas? É tão importante nos apegarmos a elas?