Terça-feira, 16 de Fevereiro
5. Qual é o acontecimento descrito em Isaías 40:9-11?
Posteriormente, em Isaías, surge um arauto masculino anunciando boas-novas para Jerusalém (Isaías 41:27; 52:7). Porém, em Isaías 40:9, o arauto que proclama, de um monte alto, “Eis aqui está o vosso Deus.”, é feminino, um facto mostrado no hebraico.
No Salmo 68, Davi louvou a Deus porque Ele “faz que o solitário viva em família; liberta aqueles que estão presos em grilhões” (Salmos 68:6). Embora aqui estas palavras se apliquem ao êxodo da escravidão egípcia, Isaías usou as mesmas ideias com referência à proclamação de um segundo “êxodo”: o retorno do cativeiro babilónico.
Entretanto, o Novo Testamento aplica Isaías 40:3-5 a João Batista, que preparou o caminho para Cristo, o Verbo eterno que Se tornou a presença do Senhor encarnada entre o Seu povo (João 1:14).
Ainda antes de João, outros tinham falado sobre as boas-novas da Sua vinda. Entre os primeiros, estavam os idosos Simeão e Ana, que conheceram o menino Jesus quando Ele foi dedicado no templo (Lucas 2:25-38). Como os arautos de Isaías, eles eram masculino e feminino. Simeão aguardava ansiosamente o consolo/conforto de Israel na forma do Messias (v. 25, 26).
À luz da profecia de Isaías, não parece coincidência que Ana, uma profetisa, tivesse sido a primeira a anunciar publicamente ao povo de Jerusalém, no monte alto do templo, que o Senhor tinha chegado: “E, chegando naquela hora, dava graças a Deus e falava a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém” (Lucas 2:38). Esse foi o início do evangelismo cristão como o conhecemos: a proclamação do evangelho, as boas-novas de que Jesus Cristo veio para trazer a salvação. Posteriormente, Cristo confiou a outra mulher, Maria Madalena, a primeira notícia da Sua ressurreição triunfante (João 20:17, 18), que garantia que a Sua missão evangélica no planeta Terra tinha sido cumprida. A carne é como a erva, mas a Palavra divina que Se tornou carne é eterna (veja Isaías 40:6-8)!
Veja Isaías 40:11. Que imagem é apresentada neste verso? Escreva um parágrafo sobre como experimentou pessoalmente o “pastoreio” do Senhor. Porque é bom relembrar como o Senhor o guiou?