14.2.21

Consolem O Meu Povo

Lição 8, 13 a 19 de Fevereiro


Sábado à tarde

VERSO ÁUREO: “Tu, anunciador de boas-novas a Sião, sobe a um monte alto. Tu, anunciador de boas-novas a Jerusalém, levanta a voz fortemente; levanta-a, não temas e dize às cidades de Judá: Eis aqui está o vosso Deus.” Isaías 40:9

LEITURAS DA SEMANA: Isaías 40

A Segunda Guerra Mundial terminou em 1945, enquanto um soldado japonês chamado Shoichi Yokoi estava escondido numa floresta na ilha de Guam. Folhetos que caíam dos aviões americanos anunciavam a paz, mas Yokoi pensou que aquilo fosse uma armadilha. Sendo patriota e leal ao imperador, ele tinha prometido nunca se render. Por não ter contacto com a civilização, ele sobrevivia daquilo que encontrava na floresta, uma vida escassa e difícil.

Em 1972, vinte e sete anos depois do fim da Segunda Guerra Mundial, alguns caçadores encontraram Yokoi enquanto ele pescava, e só então ele soube que a mensagem de paz era verdadeira. Enquanto o resto do seu povo desfrutava de paz há décadas, Yokoi tinha suportando privações e stress durante muitos anos (Roy Gane, Altar Call; Diadem, 1999, p. 304).

Muitos séculos antes, através do profeta Isaías, Deus anunciou que o tempo de tensão e sofrimento do Seu povo tinha realmente terminado: “‘Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus. Falai benignamente a Jerusalém e bradai-lhe que já a sua servidão é acabada, que a sua iniquidade está expiada e que já recebeu em dobro da mão do Senhor, por todos os seus pecados.” (Isaías 40:1, 2).

Nesta semana, vamos examinar o que isto significa.