2.8.19

Miqueias

Terça-feira, 30 de Julho

3. “Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus” (Miqueias 6:8). Como pode viver estas palavras?

O texto de Miqueias 6:8 talvez seja um dos mais conhecidos das Escrituras. No entanto, como muitos versos que transformamos em slogans ou “cartazes”, provavelmente estejamos menos familiarizados com o contexto do verso do que admitimos.

4. Leia Miqueias 2:8-11 e 3:8-12. Que ações do povo o profeta condenou?

No reinado de Acaz, em Judá, o povo de Deus atingiu um nível ainda mais baixo na espiritualidade da sua nação. A idolatria e as suas várias práticas perversas estavam a aumentar. Ao mesmo tempo, como outros profetas da época observaram também, os pobres continuavam a ser explorados e saqueados.

Miqueias era um profeta da condenação tanto quanto os seus contemporâneos. A maior parte dos três primeiros capítulos do seu livro expressa a ira e a tristeza de Deus pelo mal que o Seu povo tinha feito, bem como a destruição que lhe sobreviria.

Porém, Deus não tinha desistido dele. Até mesmo as vozes estridentes e mensagens duras dos profetas indicavam o contínuo interesse de Deus por Seu povo. Ele deu-lhes advertências por causa do Seu amor e cuidado para com eles. O Senhor desejava muito perdoá-los e restaurá-los. A Sua ira não duraria para sempre (veja Miqueias 7:18-20).

Este é o contexto da conhecida “fórmula”: “pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente”. Pode parecer simples, mas viver esta fé de maneira prática é muito mais desafiador, especialmente quando vivê-la parece estar tão fora de sintonia com a sociedade à nossa volta. Quando os outros lucram com a injustiça, zombam da misericórdia e andam orgulhosamente, a prática da justiça, o amor pela misericórdia e a humildade no comportamento demandam coragem e perseverança. No entanto, não fazemos isto sozinhos. Quando agimos assim, estamos a andar com Deus.

Qual é a relação entre praticar a justiça, amar a misericórdia e andar humildemente diante de Deus?