13.8.19

Jesus cura

Terça-feira, 13 de Agosto 

Os evangelhos estão repletos de histórias dos milagres de Jesus, especialmente os relatos de cura. Como Isaías tinha profetizado, Ele curava os cegos e libertava os que tinham sido mantidos cativos pela doença, e às vezes depois de muitos anos de sofrimento (veja, por exemplo, Marcos 5:24-34; João 5:1-15). Mas Ele fez mais do que isso: Cristo fez o aleijado andar novamente; curou os leprosos – não apenas pela Sua palavra, mas pelo Seu toque, embora fossem “impuros”. Confrontou demónios que possuíam a mente e o corpo das pessoas; e até ressuscitou os mortos. 

Podemos supor que estes milagres tenham acontecido para atrair multidões e provar o Seu poder aos céticos e críticos. Mas esse nem sempre foi o caso. Em vez disso, Jesus ordenou muitas vezes à pessoa curada que não contasse a ninguém o milagre. Embora pareça improvável que os recém-curados seguissem esta ordem e guardassem a maravilhosa notícia para si, Jesus estava a tentar mostrar que os Seus milagres eram algo mais importante do que um espetáculo. Evidentemente, o objetivo final era que as pessoas recebessem a salvação Nele. 

No entanto, os milagres de cura de Jesus foram uma expressão da Sua compaixão. Por exemplo, nos momentos que antecederam à alimentação dos cinco mil, Mateus narrou: “Desembarcando, Jesus viu uma grande multidão, compadeceu-Se dela e curou os seus enfermos” (Mateus 14:14). Jesus sentiu a dor dos sofredores e fez o que pôde às pessoas com as quais entrou em contacto para as ajudar e levantar. 

3. Leia a profecia de Isaías em Mateus 12:15-21. De que maneira Isaías e Mateus identificaram o que Jesus estava a fazer como algo maior do que apenas curar alguns doentes, ou algumas centenas de enfermos? 

“Cada milagre realizado por Cristo foi um sinal da Sua divindade. Estava a fazer a própria obra predita acerca do Messias, mas para os fariseus estas obras de misericórdia eram um claro escândalo. Os guias judaicos olhavam com cruel indiferença aos sofrimentos humanos. Em muitos casos, o seu egoísmo e opressão tinham causado a dor que Jesus aliviava. Assim, os Seus milagres eram uma vergonha para eles.” Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 406 

Os milagres de cura de Jesus foram atos de compaixão e justiça. Mas em todos os casos, eles não eram um fim em si mesmos. Em última análise, todas as obras de Cristo foram realizadas com o propósito de levar as pessoas à vida eterna (veja João 17:3).