2.8.19

Ezequiel

Quarta-feira, 31 de Julho

Ezequiel

Se perguntássemos a um grupo de cristãos sobre os “pecados de Sodoma”, é provável que muitos começassem a descrever os vários pecados sexuais e outras formas de depravação dessa cidade. Afinal, Génesis 19:1-13 retrata uma sociedade doente e pervertida, pronta para ser destruída.

Curiosamente, porém, a resposta é mais complexa do que essa. Considere a descrição de Ezequiel: “Eis que esta foi a iniquidade de Sodoma, a tua irmã: soberba, fartura de pão e próspera tranquilidade teve ela e as suas filhas; mas nunca amparou o pobre e o necessitado” (Ezequiel 16:49). Embora claramente o Senhor não tenha ignorado as outras formas de depravação encontradas na cidade, o foco de Ezequiel foi a injustiça económica e a falta de cuidado para com os necessitados.

Será que, aos olhos de Deus, estes pecados económicos eram tão graves como as perversões sexuais?

Tendo sido apresentadas após os dias de Amós, Miqueias e Isaías, as primeiras profecias de Ezequiel emitem uma nota de advertência semelhante a respeito da destruição futura. No entanto, após a queda de Jerusalém diante dos babilónios, quando o povo foi levado cativo, a ênfase de Ezequiel mudou mais completamente para as divinas promessas de restauração.

5. Leia Ezequiel 34:2-4, 7-16. Compare a avaliação que Deus fez dos líderes corruptos de Israel com o Seu próprio pastoreio. O tratamento deles para com a “ovelha mais fraca” era diferente dos métodos divinos?

Embora tenham sido muito maus, a ponto de ser comparados com Sodoma, o Senhor ainda Se estava a achegar a eles na esperança de os afastar da sua iniquidade. No renovado plano de Deus para o Seu povo, eles voltariam à sua terra, Jerusalém seria restaurada e o templo seria reconstruído. As festas que Deus estabeleceu seriam novamente celebradas, e a terra seria novamente dividida de maneira igualitária entre o povo como herança (veja Ezequiel 47:13–48:29). A intenção de Deus era que o Seu plano para o povo, dado primeiro a Moisés e à nação de Israel após o seu resgate do Egito, fosse reiniciado com o retorno do Seu povo do cativeiro. Isto incluía o interesse pelos membros mais fracos da sociedade e pelos estrangeiros.

Deus oferece novas oportunidades até para quem anda no erro após ter tido a oportunidade de fazer escolhas melhores. Porque é esta verdade importante para si?