Quarta-feira, 03 de Abril
O ser humano é uma criatura de hábitos. Apegamos-nos a eles e, quanto mais velhos ficamos, mais difícil é mudá-los.
Não mudamos facilmente. Quantas esposas reclamam dizendo: “Eu tentei mudar o meu marido, mas [...]”? A obra de Deus, no entanto, é mudar-nos, se não a nossa personalidade, certamente o nosso caráter. Em grande parte, esta é a essência do plano da salvação: Deus transformando-nos em novas pessoas Nele.
5. Qual foi a grande mudança na vida de Saulo de Tarso e como aconteceu? Leia Atos 8:1, 3; 9:1-22; Gálatas 1:15-17.
“Ao render-se Saulo inteiramente ao convincente poder do Espírito Santo, viu os erros da sua vida e reconheceu a amplitude dos reclamos da lei de Deus. Aquele que tinha sido um orgulhoso fariseu, confiante na justificação por suas boas obras, curvou-se então perante Deus com a humildade e simplicidade de uma criancinha, confessando a sua indignidade e pleiteando os méritos de um Salvador crucificado e ressurgido. Saulo ansiava por entrar em inteira harmonia e comunhão com o Pai e o Filho; e na intensidade do seu desejo de perdão e aceitação, elevou ferventes súplicas. [...]
“As orações do penitente fariseu não foram em vão. Os mais secretos pensamentos e emoções do seu coração foram transformados pela divina graça; e as suas nobres faculdades foram postas em harmonia com os eternos propósitos de Deus. Cristo e a Sua justiça passaram a representar para Saulo mais que o mundo inteiro.” Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 119, 120
Mesmo que a nossa história de conversão não seja, nem de longe, tão dramática como a de Saulo, todos devemos ter uma experiência na qual o Senhor tenha atuado enam nossa vida para nos mudar e nos transformar no tipo de pessoa que devemos ser. Evidentemente o processo pode ser longo e, às vezes, é fácil perguntar se algum dia realmente mudaremos. Em momentos assim, é muito importante meditar em dois textos bíblicos e reivindicá-los para a nossa vida.
Leia Filipenses 1:6 e Romanos 8:1. Quais são as duas grandes promessas encontradas nestes textos e como se encaixam elas na experiência de um cristão?