7.4.19

Livre-arbítrio, Livre Escolha

Domingo, 07 de Abril 

Alguns cristãos creem que Deus escolhe, mesmo antes duma pessoa nascer, se ela será salva ou não. Isto é, aqueles que no final estiverem eternamente perdidos perder-se-ão porque Deus, na Sua sabedoria (de acordo com esta teologia), escolheu esta pessoa para estar perdida. Isso significa que, independentemente das suas escolhas, ela será condenada. 

Felizmente, nós, adventistas do sétimo dia, não endossamos esta teologia. Em vez disso, cremos que Deus nos escolheu a todos para a salvação e que, mesmo antes da fundação do mundo, fomos escolhidos Nele para ter a vida eterna. 

1. Leia Efésios 1:1-4; Tito 1:1, 2, e 2 Timóteo 1:8, 9. O que revela a Bíblia sobre a escolha de Deus? Quando fomos escolhidos? 

Por melhor que seja esta notícia, algumas pessoas ainda estarão perdidas (Mateus 25:41). Isto ocorrerá porque, embora Deus tenha escolhido a todos nós, Ele deu ao ser humano uma dádiva muito sagrada: o livre-arbítrio, a livre escolha. 

2. O que ensina Mateus 22:35-37 sobre o livre-arbítrio? 

O Senhor não nos força a amá-Lo. O amor, para que seja verdadeiramente amor, tem que ser oferecido livremente. Poderíamos dizer, de muitas maneiras, que a Bíblia é a história de Deus alcançando o ser humano perdido e buscando, sem coerção, conquistar o coração dele para Si. Esta realidade pode ser vista da melhor maneira na vida e no ministério de Jesus e na resposta que as pessoas, usando o seu livre-arbítrio, deram a Ele. Algumas foram atraídas para Cristo; outras desejaram a Sua morte. 

Certamente Deus nos escolheu para a salvação; porém, no fim, temos que fazer a escolha de aceitar essa salvação. Sem dúvida, de todas as escolhas que temos que fazer, a decisão de servir ao Senhor é, de longe, a mais importante para nós e para aqueles que são impactados, como a nossa família, pela nossa vida e pelas escolhas que fazemos.