Quinta-feira, 04 de Abril
A Bíblia é um livro de relacionamentos. Deus criou-nos para que nos relacionássemos com outras pessoas. De facto, poucos vivem em completo isolamento. Ninguém poderia sequer existir se não fosse através de outras pessoas. Mesmo após o nascimento precisamos que outros cuidem de nós, pelo menos até uma certa idade, quando, ao menos em princípio, podemos viver por conta própria. E mesmo se pudéssemos, quem desejaria isso? A maioria de nós necessita da companhia de outros seres humanos. Embora animais de estimação, como cães, possam ser agradáveis companheiros, no fim, as interações mais profundas, significativas e transformadoras vêm de outras pessoas. Portanto, não é de admirar que a família e os relacionamentos familiares sejam tão cruciais para a nossa existência.
Visto que a maioria de nós interage, muitas vezes o tempo todo, com outras pessoas, com frequência essas interações influenciam as mudanças e o ritmo da nossa vida. E isso funciona de duas maneiras: outras pessoas, na sua interação conosco, causam impacto em nós ou, na nossa interação com os outros, causamos impacto na vida deles. E quer percebamos ou não, essas interações, em ambas as direções, podem ser tanto para o bem quanto para o mal. Portanto, é essencial que sejamos proativos a todo momento, de maneira que a nossa inevitável influência sobre os outros seja sempre para o bem, especialmente sobre aqueles de quem somos mais próximos, que geralmente são os membros da nossa família.
6. Leia Romanos 15:7; Efésios 4:2, 32; 1 Tessalonicenses 3:12 e Tiago 5:16. O que nos ordenam estes textos em relação à nossa interação com os outros?
De muitas maneiras, o princípio é simples. Se agirmos bondosa, gentil e compassivamente com os outros, seremos uma influência positiva sobre eles, a ponto de mudar a sua vida de uma forma muito positiva. Assim como Jesus transforma a vida das pessoas de modo muito favorável, é nosso privilégio fazer algo semelhante pelos outros também! Mais uma vez, devemos lembrar-nos de que a nossa influência será tanto para o bem quanto para o mal, mesmo que de maneira sutil. E em nenhum lugar essa influência é mais marcante do que na nossa família.
Leia as declarações de Jesus em Lucas 11:34 e Marcos 4:24, 25. Qual é a importância da maneira como interagimos com os outros?