20.3.19

As Sete Cabeças da Besta

Quarta-feira, 20 de Março 

6. Leia Apocalipse 17:9-11 e 13:18. A condição para compreender as sete cabeças é ter uma mente sábia (NVI). Que tipo de sabedoria está em questão aqui? Como se obtém esta sabedoria comunicada por Deus (veja Tiago 1:5)? 

O anjo explicou que as sete cabeças eram sete montes. Alguns tradutores consideram que essas sete montanhas fazem alusão às sete colinas sobre as quais a cidade de Roma está situada e, por essa razão, eles traduziram a palavra grega oroi (“montes”) como “colinas” (NVI). Porém, há também sete reis, que são simbolizados pelos sete montes. Além disso, esses montes são sucessivos, não simultâneos. 

Esses montes não simbolizam reis de maneira individual, pois o Apocalipse não lida com indivíduos, mas com sistemas. Na Bíblia, os montes muitas vezes simbolizam poderes ou impérios do mundo (Jeremias 51:25; 
Ezequiel 35:2, 3). Na profecia bíblica, os “reis” representam reinos (veja Daniel 2:37-39; 7:17). Portanto, os sete montes simbolizam sete grandes impérios sucessivos que dominaram o mundo ao longo da história, mediante os quais Satanás se opôs a Deus e feriu o Seu povo. 

Da perspectiva de tempo de João, cinco desses impérios já tinham caído, um deles existia e o outro ainda não tinha chegado ao poder. Embora os intérpretes adventistas não concordem numa única opinião, muitos defendem que os cinco que tinham caído foram os grandes reinos que dominaram e, por vezes, feriram o povo de Deus nos tempos do Antigo Testamento. São estes: Egito, Assíria, Babilónia, Médo-Pérsia e Grécia. O reino que existia era o Império Romano dos dias de João. 

O sétimo reino que ainda não tinha chegado era a besta do mar de Apocalipse 13, o papado romano, que dominou e feriu o povo de Deus, e que viria após os dias de João e após a queda do Império Romano pagão. A história tem atestado poderosamente a verdade desta profecia, escrita muitos séculos antes que os acontecimentos se desenrolassem. 

João foi ainda informado de que a besta escarlate é um oitavo poder mundial, embora seja uma das sete cabeças (poderes mundiais). Qual das sete? Visto que as cabeças estão numa sequência de tempo, a oitava deve ser a sétima cabeça que recebeu a ferida mortal. Nos dias deste oitavo poder mundial, a besta escarlate aparece, levando a prostituta, Babilónia, e promovendo os seus objetivos. Hoje, vivemos no momento da cura da ferida mortal. O oitavo poder mundial aparecerá em cena pouco antes do fim e caminhará para a perdição.