13.3.19

A Seca do Rio Eufrates

Terça-feira, 12 de Março 

4. Leia Apocalipse 16:12 e 17:1, 15. O que representa o símbolo do Eufrates? Qual é o significado da seca do rio Eufrates no contexto das sete últimas pragas? 

No Antigo Testamento, o rio Eufrates era um meio de sustento crucial para os inimigos de Israel: Assíria e Babilónia. O rio percorria Babilónia e era importante para a cidade porque alimentava as plantações e fornecia água às pessoas. Babilónia não podia sobreviver sem o Eufrates. 

Em Apocalipse 17:1, descreve-se a Babilónia do tempo do fim sentada sobre muitas águas, talvez uma referência ao rio Eufrates (veja Jeremias 51:13). Em Apocalipse 17:15, explica-se que as águas sobre as quais a Babilónia do tempo do fim está sentada representam o povo que a apoia: os poderes mundiais civis, seculares e políticos por trás do sistema. No entanto, esses poderes acabarão por retirar o seu apoio. 

A cena da sexta praga reflete a conquista da antiga Babilónia por Ciro, o persa (veja Daniel 5). De acordo com o antigo historiador Heródoto, na noite em que o rei Belsazar e os seus oficiais deram um banquete, os persas desviaram o curso das águas do Eufrates e entraram em Babilónia ao longo do leito do rio, tomando-a de surpresa. 

A seca simbólica do Eufrates em Apocalipse 16:12 resulta no colapso de Babilónia no tempo do fim. Visto que no Apocalipse o rio Eufrates representa os poderes civis, seculares e políticos do mundo, que apoiam Babilónia, a seca do Eufrates simboliza o retirada do seu apoio e o seu posterior ataque contra Babilónia, causando assim a sua queda. 

Ao testemunharem a revolta na natureza (veja Apocalipse 16:3-9), as pessoas voltar-se-ão para Babilónia para obter proteção. No entanto, quando a quinta praga atingir a sede da autoridade de Babilónia (Apocalipse 16:10, 11), elas verão a inutilidade de buscar ajuda ali. Sentindo-se enganadas, elas voltar-se-ão contra Babilónia, causando a sua queda (veja Apocalipse 17:16). No entanto, como vimos, o coração destas pessoas permanecerá endurecido contra Deus e o Seu povo. Assim, elas se tornarão um solo fértil para o engano final, pelo qual Satanás levará o mundo a unir-se contra o povo de Deus para o exterminar da face da Terra. 

Porque é arriscado depositar confiança no ser humano e nas instituições humanas?