31.8.19

Vivendo o Evangelho

Lição 10 

31 de Agosto a 06 de Setembro 


Sábado à tarde 

VERSO PARA MEMORIZAR: “Pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura Dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.” Efésios 2:8-10 

LEITURAS DA SEMANA: Romanos 8:20-23; João 3:16, 17; Mateus 9:36; Efésios 2:8-10; 1 João 3:16, 17; Apocalipse 14:6, 7 

Quando falamos em mandamentos, requisitos ou instruções de Deus corremos o risco de pensar que, de alguma forma, o que fazemos pode tornar-nos merecedores ou contribuir para a nossa salvação ou, de outro modo, obter o favor de Deus. Mas a Bíblia revela repetidamente que somos pecadores salvos pela graça de Deus mediante Jesus e a Sua morte substitutiva na cruz. O que podíamos acrescentar a isto? Ou, como Ellen G. White escreveu: “Se juntássemos tudo que é bom e santo, nobre e belo no ser humano, e apresentássemos o resultado aos anjos de Deus, como se desempenhasse uma parte na salvação humana ou na obtenção de mérito, a proposta seria rejeitada como traição” (Fé e Obras, p. 24). 

Portanto, as nossas obras de misericórdia e compaixão para com os necessitados não devem ter um foco legalista. Pelo contrário, à medida que crescemos na nossa compreensão e apreciação da salvação, o elo entre o amor de Deus e o Seu interesse pelos pobres e oprimidos será transmitido a nós, recebedores do Seu amor. Assim como recebemos, também doaremos. Quando vemos como Deus nos amou, também percebemos o quanto Ele ama os outros e nos convida a amá-los também.