17.4.19

Preparando-se para a velhice

Quarta-feira, 17 de Abril 

Leia o salmo 90:10. Estas palavras de Moisés lembram-nos a inevitável passagem do tempo. Conforme os anos vêm e vão, começamos a ver e a sentir mudanças no nosso corpo. O nosso cabelo fica grisalho ou cai, começamos a desacelerar, e as dores tornam-se a nossa companhia diária. Se somos casados e temos filhos, os nossos filhos podem ter os seus próprios filhos, e então podemos aproveitar a companhia dos nossos netos. As fases anteriores da vida ajudam-nos a preparar-nos para a última. 

5. Leia o Salmo 71. O que nos ensina este salmo sobre a preparação para a velhice e sobre a vida em geral? 

O salmo 71 retrata uma pessoa idosa que vive os desafios inerentes à vida, mas que é feliz porque desde o princípio depositou a sua confiança em Deus. A melhor maneira de envelhecer é confiar Nele enquanto ainda somos jovens. Em termos gerais, o autor deste salmo partilhou três lições importantes que ele aprendeu ao caminhar para essa fase da vida. De acordo com ele, precisamos desenvolver: 

1. Conhecimento profundo e pessoal de Deus. Desde a juventude (Salmos 71:17), Deus tinha sido o seu forte refúgio (v. 1, 7), o seu Salvador (v. 2), a sua rocha e fortaleza (v. 3), a sua esperança e confiança (v. 5). Ele falou das maravilhas de Deus (v. 16, 17), da Sua força e poder (v. 18), e de todas as grandes coisas que Ele fez (v. 19). Por fim, ele bradou: “Grandes coisas tens feito, Ó Deus; quem é semelhante a Ti?” (v. 19). Estas conversas diárias com Deus, ao estudarmos a Sua Palavra e ao pararmos para refletir sobre tudo o que Ele faz por nós, aprofundarão a nossa experiência com Ele. 

2. Bons hábitos. Boa alimentação, exercício, água, luz solar, descanso, etc. Estes recursos ajudar-nos-ão a desfrutar de uma vida mais longa e melhor. Considere, de maneira especial, a referência do salmista aos hábitos de confiar (Salmos 71:3), louvar (Salmos 71:6) e esperar (Salmos 71:14). 

3. Paixão e entusiasmo pela missão de Deus. A pessoa deste salmo não aguardava com ansiedade para estar ociosa na sua velhice. Mesmo no seu recolhimento ou “aposentadoria” queria continuar louvando a Deus (Salmos 71:8) e contando a outros sobre Ele (Salmos 71:15-18). 

Quais são alguns benefícios de envelhecer? Pode partilhar algo que sabe hoje, mas que não sabia quando era mais jovem?