27.4.19

Conselhos para famílias

Lição 5, 27 de Abril a 03 de Maio 


Sábado à tarde 

VERSO PARA MEMORIZAR: “Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-O em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas.” Provérbios 3:5, 6 

LEITURAS DA SEMANA: Provérbios 5:3-14; 13:22; 14:26; 17:22; 23:13; 31:10-31; Mateus 19:5; 1 Coríntios 7:3, 4 

Não importa a fase da vida em que estejamos hoje, todos viemos de uma mãe e de um pai, independentemente do tipo de relacionamento que tivemos com eles depois do nosso nascimento, se é que convivemos com eles. Por outro lado, algumas pessoas nunca constituíram a sua própria família além daquela em que cresceram. 

Seja qual for a nossa situação ou fase da vida, o livro de Provérbios reúne instruções, poemas, perguntas e sábios provérbios. O relacionamento familiar é abordado diretamente, e outras palavras de sabedoria podem ser aplicadas ao lar. Na verdade, Provérbios é formulado como um documento familiar em que os segredos para uma vida piedosa são transmitidos de pai para filho. Assim como os pais podem escrever uma carta a aconselhar um filho ou filha que vai para a faculdade, ou morar ou trabalhar longe de casa, o livro de Provérbios também retrata um pai que se dirige ao seu filho: “Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe” (Provérbios 1:8). O livro de Deuteronómio orienta os pais a partilhar as suas convicções com a próxima geração. Isso é o que o livro de Provérbios também faz. Na convocação do pai, ouvimos a voz do Pai celestial chamando-nos a aprender.