27.8.21

Escola Sabatina, 23-27 de Agosto (Segunda - Sexta)

Segunda-feira, 23 de Agosto

A Ordem Para Descansar


A criação podia ser “muito boa”, mas ainda não estava completa. Ela terminou com o descanso de Deus e uma bênção especial sobre o Sétimo Dia, o Sábado. “E Deus abençoou o Sétimo Dia e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, tinha feito” (Génesis 2:3). O Sábado é parte da criação divina. É o auge da criação. Deus fez o descanso e criou um espaço para comunhão no qual o ser humano pudesse interromper as suas actividades quotidianas e descansar lado a lado com o Criador.

Infelizmente, o pecado entrou no mundo e mudou as coisas. Já não há comunhão directa com Deus. Há nascimentos dolorosos, trabalho árduo, relacionamentos frágeis e disfuncionais, angústias e pesares que conhecemos como parte da vida. Mesmo assim, o Sábado permanece como símbolo duradouro da criação e da esperança e promessa da recriação. Se o homem precisava do descanso sabático antes do pecado, quanto mais depois?

Muitos anos depois da criação, quando Deus libertou os Seus filhos da escravidão no Egipto, Ele lembrou-os mais uma vez deste dia especial.

3. Leia Êxodo 20:8-11. Qual é a importância do Sábado em relação à criação?

Com este mandamento, Deus convida-nos a que nos lembremos das nossas origens. Ao contrário do que muitos creem, não somos produtos eventuais de forças indiferentes, insensíveis e inconscientes. Fomos criados à imagem de Deus para partilhar da comunhão com o Senhor. Não importa que os israelitas tivessem sido tratados como escravos sem valor. A cada Sábado, de maneira especial, eles eram convidados a lembrar quem realmente eram: seres feitos à imagem do próprio Deus.

“E uma vez que o Sábado é uma lembrança da obra da criação, é um testemunho do amor e do poder de Cristo.” O Desejado de Todas as Nações, p. 281

Pense na importância da doutrina da criação em seis dias. Afinal, que outro ensino é tão importante a ponto de Deus ordenar que devotemos um sétimo da nossa vida, todas as semanas, sem excepção, para lembrar deste ensino? Porque é essencial lembrar a nossa verdadeira origem, conforme descrita no livro de Génesis?

Terça-feira, 24 de Agosto

Circunstâncias Novas


Depois de 40 anos de peregrinação no deserto, surgiu uma nova geração de israelitas que tinha lembranças vagas do Egipto. Eles tiveram uma experiência muito diferente da vida dos seus pais e tinham testemunhado a repetida falta de fé dos seus antepassados e, como consequência, também tiveram que vagar pelo deserto enquanto a geração dos seus pais ia morrendo. Eles tiveram o privilégio de ter o santuário no centro do acampamento e podiam ver a nuvem que indicava a presença de Deus a pairar sobre o tabernáculo. Quando a nuvem se movia, eles sabiam que era hora de fazer as malas e segui-la. Esta nuvem que fornecia sombra durante o dia e luz e calor à noite era um lembrete constante do amor e do cuidado de Deus por eles.

4. Que lembrete personalizado tinham eles do descanso sabático? Êxodo 16:14-31.

Ao contrário da teologia popular, este texto prova que o Sábado é anterior ao Sinai.

O que aconteceu? O alimento especial que Deus provia era um lembrete diário de que o Criador sustenta a criação. De modo tangível, o Senhor supria as suas necessidades. Cada dia em que a comida aparecia e desaparecia com o Sol era um milagre. Sempre que alguém tentava guardar o maná para o dia seguinte, ele apodrecia e cheirava mal; no entanto, todas as sextas-feiras havia porção dupla, e o que restava para o Sábado permanecia miraculosamente fresco.

Israel agora tinha o serviço do santuário e todas as leis e regulamentos registados em Levítico e Números. Ainda assim, o idoso Moisés convocou todos, repetiu a história do povo e recapitulou as leis que Deus tinha dado (Deuteronómio 5:6-22).

Esta nova geração estava finalmente pronta para entrar na Terra Prometida. Israel estava prestes a passar por uma mudança de liderança, e Moisés desejava garantir que eles se lembrassem de quem eram e qual era a sua missão. Ele não queria que repetissem os erros dos seus pais. Portanto, ele repetiu as leis de Deus. Os Dez Mandamentos foram repetidos para que aquela geração, prestes a conquistar Canaã, não se esquecesse deles.

Os mortos em Cristo aguardam inconscientes a segunda vinda Dele. Sentirão como se tivessem esperado apenas um momento. O retorno de Jesus está sempre mais perto do que imaginamos. O Sábado lembra-nos o que Deus fez por nós e o que Ele fará por nós na volta de Jesus?

Quarta-feira, 25 de Agosto

Outro Motivo Para Descansar


Os israelitas estavam acampados no lado oriental do Jordão. Tinham tomado posse das terras do rei de Basã e de dois reis amorreus. Mais uma vez, naquele momento crucial, Moisés reuniu o povo e lembrou-o de que a aliança feita no Sinai não era só para os seus pais, mas para eles também. Ele repetiu então os Dez Mandamentos para benefício deles.

5. Compare Êxodo 20:8-11 e Deuteronómio 5:12-15. Qual é a diferença na maneira em que o mandamento do Sábado foi expresso nestas passagens?

Em Êxodo 20:8, o mandamento começa com a ordem: “Lembra-te”. Em Deuteronómio 5:12, começa com a palavra “Guarda”. A palavra “lembrarás” aparece depois no próprio mandamento (Deuteronómio 5:15). Neste verso, eles foram instruídos a se lembrarem de que tinham sido escravos. Embora aquela geração tivesse crescido livre, todos eles teriam nascido na escravidão se não fosse o resgate milagroso. O mandamento do Sábado devia lembrá-los de que o mesmo Deus que esteve activo na história da criação também estava activo na sua libertação: “o Senhor, teu Deus, te tirou dali com mão forte e braço estendido” (Deuteronómio 5:15).

Esta verdade encaixa-se nas circunstâncias dos israelitas daquele momento, que estavam pela segunda vez na fronteira da terra prometida, cerca de quarenta anos depois de que a primeira geração falhou tão miseravelmente. Eles eram tão incapazes de conquistar aquela terra como os seus antepassados foram de escapar do Egipto. Necessitavam do Deus que age com “mão forte” e com “braço estendido”.

O Sábado estava prestes a assumir uma dimensão adicional. Visto que Deus é o Libertador, Israel devia guardar o dia de Sábado (Deuteronómio 5:15).

A criação está relacionada com o Sábado, mesmo em Deuteronómio 5, apesar da motivação diferente. Em certo sentido, a libertação de Israel do Egipto foi o início de uma nova criação, semelhante à história da criação em Génesis. O povo libertado era a nova criação (Isaías 43:15).

O Êxodo é visto como símbolo da libertação do pecado, ou seja, da redenção. Por isso, encontramos no Sábado um símbolo tanto da criação como da redenção. Então, de maneira muito real, o Sábado aponta para Jesus, o nosso Criador e Redentor.

Leia João 1:1-13. O que nos ensinam estes versos sobre Jesus como o nosso Criador e Redentor?

Quinta-feira, 26 de Agosto

Guardar O Sábado


Deus ordena que o Seu povo guarde o Sábado. Junto com os mandamentos “não matarás” e “não furtarás” está o mandamento para lembrarmos o Seu dia, mesmo que a Bíblia não dê detalhes de como o devemos guardar exatamente.

6. Que atmosfera deve ser criada e promovida no Sábado? Salmos 92; Isaías 58:13

Visto que a guarda do Sábado significa celebrar a criação e a redenção, a sua atmosfera deve ser de alegria e deleite no Senhor, não de tristeza.

A lembrança do Sábado não começa no Sétimo Dia. Como o primeiro Sábado foi o ponto alto da criação, devemos “lembrar-nos do Sábado” durante a semana e planear deixar de lado o trabalho semanal e santificar o Sábado quando ele chegar. A preparação intencional durante a semana e especialmente no dia de preparação (Marcos 15:42) – a sexta-feira – é essencial e aumenta a alegria, à medida que cresce a expectativa para este dia especial.

7. Que aspecto importante da guarda do Sábado é destacado em Levítico 19:3?

A guarda do Sábado também significa cultivar o relacionamento com a família e os amigos. Deus concede tempo para uma comunhão concentrada com a família e inclui o descanso até para os servos e os animais (Êxodo 20:8-11). O Sábado e a família andam juntos.

Embora o tempo para descanso e para a família sejam princípios importantes, a guarda do Sábado também significa adorar a Deus colectivamente com a família da igreja. Jesus participou de cultos de adoração e promoveu-os (Levítico 23:3; Lucas 4:16; Hebreus 10:25).

Mesmo que a nossa rotina e o nosso ritmo semanal sejam apressados, no fundo do nosso coração existe um anseio pelo verdadeiro descanso sabático e pela comunhão com o Criador. Ao nos lembrarmos de interromper os nossos negócios, de planear passar mais tempo com Deus e de nutrir os relacionamentos, entramos no ritmo e no descanso do Sábado.

Qual tem sido a sua experiência com o Sábado e com as bênçãos que obtemos da sua guarda? Que mais pode fazer para fazer dele o momento sagrado que deveria ser?

Sexta-feira, 27 de Agosto

Estudo Adicional


“Deus deu aos homens o memorial do Seu poder criador para que O discernissem nas obras das Suas mãos. O Sábado convida-nos a contemplar, nas obras criadas, a glória do Criador [...]. Mais do que em qualquer outro dia, devemos, no santo dia de descanso, estudar as mensagens que Deus escreveu para nós na natureza [...]. À medida que penetramos no seio da natureza, Cristo torna-nos real a Sua presença, e fala-nos ao coração da Sua paz e amor.” Parábolas de Jesus, p. 25, 26

“Uma das razões importantes pelas quais o Senhor libertou Israel da escravidão do Egipto foi para que o povo pudesse guardar o Seu santo Sábado [...]. Evidentemente, Moisés e Arão renovaram o ensino sobre a santidade do Sábado, pois o faraó queixou-se: ‘vós os fazeis abandonar as suas cargas.’ (Êxodo 5:5). Isto indica que Moisés e Arão começaram uma reforma do Sábado no Egipto.

“Entretanto, a observância do Sábado não era para ser uma comemoração da escravidão do povo no Egipto. A observância do Sábado como lembrança da criação devia incluir uma lembrança alegre da libertação da opressão religiosa no Egipto, que dificultava a observância do Sábado. Da mesma forma, a libertação da escravidão devia acender para sempre no coração do povo uma terna consideração pelos pobres e oprimidos, pelos órfãos e viúvas.” Nota do apêndice do livro, From Eternity Past, p. 549

Perguntas para consideração:

1. Como mostra o Sábado que a evolução teísta e o adventismo do sétimo dia são incompatíveis? Porque santificar o sétimo dia na comemoração de bilhões de anos, quando a Palavra diz que o Sábado foi santificado depois dos primeiros seis dias da criação?

2. O que acha do argumento de que o dia não importa, contanto que tenhamos um dia de descanso por semana, ou de que Jesus é o nosso descanso sabático e que, portanto, não há necessidade de guardar nenhum dia como dia de descanso?

3. O Sábado pode ser um lembrete da liberdade? Como podemos evitar torná-lo restritivo e legalista?

4. Alguns dizem que guardar o Sábado é tentar garantir a salvação. Concorda com isto?