8.8.21

Descanso, Relacionamentos e Cura - Enfrentar O Passado

Lição 7, 07 a 13 de Agosto


Sábado à tarde

VERSO ÁUREO: “Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque, para conservação da vida, Deus me enviou diante da vossa face.” Génesis 45:5

LEITURAS DA SEMANA: Génesis 42:7-20; Mateus 25:41-46; Génesis 42:21-24; Génesis 45:1-15; Lucas 23:34; Génesis 50:15-21

Um homem foi acusado de agressão sexual contra uma mulher. Ela tinha-o identificado num reconhecimento criminal promovido pela polícia. Embora as provas fossem questionáveis, a mulher estava inflexível em declarar que “João” era a parte culpada. João foi para a prisão, onde sofreu durante 14 anos por um crime que não tinha cometido. Apenas quando o teste de ADN provou que era inocente é que a mulher percebeu o seu erro.

Ela quis conhecer o João depois de ele sair em liberdade. Qual seria a atitude daquele homem perante a mulher que tinha arruinado a sua vida durante tantos anos?

Ela estava numa sala a espera que ele entrasse. Quando ele entrou, e os dois se olharam, Joana, a mulher acusadora, começou a chorar.

“João apenas se baixou e pegou nas minhas mãos, olhou para mim e disse: ‘Eu perdoo-te. Eu não podia acreditar. Ali estava o homem a quem eu tinha odiado e para quem eu tinha desejado a morte. Contudo, ele disse que me perdoava; perdoava-me a mim que o tinha prejudicado! Só então entendi a graça. Só então comecei a ser curada e a ter descanso.”

Nesta semana, vamos estudar o perdão e o que ele faz pelo inquieto coração humano.

Domingo, 08 de Agosto

Finalmente as coisas seguiram na direcção certa para José, e em grande escala! Não só ele saiu da prisão, mas foi nomeado primeiro-ministro do Egito depois de ter interpretado os sonhos do Faraó (Génesis 41). José casou-se e teve dois filhos (Génesis 41:50-52). Os depósitos do Egito estavam cheios, e a fome prevista tinha começado. Então, os irmãos de José apareceram no Egito.

1. Leia sobre o primeiro encontro entre José e os seus irmãos em Génesis 42:7-20. Porque a trama elaborada? O que é que o José estava a tentar fazer com aquele primeiro encontro?

O José podia-se ter vingado dos seus irmãos sem ter que se justificar. Mas, em vez de vingança, ele estava interessado nos membros da família. O José estava preocupado com o seu pai. Jacó ainda estaria vivo ou aquela família disfuncional teria perdido o patriarca? E o seu irmão Benjamim? Como deleite e alegria do pai, Benjamim estava agora na mesma posição em que José estivera. Teriam os irmãos transferido o seu ciúme perigoso para Benjamim? José agora podia cuidar das pessoas vulneráveis na sua família, e foi exatamente isso que ele fez.

Praticar os princípios bíblicos nos relacionamentos não significa que devamos aceitar o abuso. Todos são preciosos aos olhos de Deus. Na cruz, Jesus pagou o preço por todos nós.

2. Porque é que Jesus considerou de modo tão pessoal o abuso ou a negligência em relação aos outros? Mateus 25:41-46

Todos fomos comprados pelo sangue de Cristo, e legalmente somos todos Dele. Qualquer pessoa que seja abusiva está a atacar a propriedade de Jesus.

O abuso sexual e a violência emocional ou física nunca devem fazer parte da dinâmica familiar. Não se trata apenas de assuntos familiares privados a ser resolvidos internamente. São necessárias ajuda e intervenção externas. Se alguém da sua família estiver a sofrer abuso, peça ajuda a uma pessoa de confiança ou a alguma autoridade policial.

Que princípios bíblicos precisa aplicar aos relacionamentos familiares difíceis?