17.7.21

O Custo Do Descanso

Lição 4, 17 a 23 de Julho


Sábado à tarde

VERSO ÁUREO: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto.” Salmos 51:10

LEITURAS DA SEMANA: 2 Samuel 11:1-27; 12:1-23; Génesis 3:1-8; 1 João 1:9

Muitas pessoas parecem desesperadas para encontrar paz e quietude. Estão dispostas a pagar por isso. Em cidades grandes, há quartos sem internet, que podem ser alugados por hora. As regras são rígidas – não pode haver barulho nem visitantes. As pessoas pagam para se sentarem em silêncio e apenas pensar ou dormir uma sesta. Cápsulas de dormir são alugadas em aeroportos. Fones com redução de ruído são coisas populares. Há até capuzes de lona ou divisórias dobráveis para colocar sobre a cabeça e o tronco para uma pausa no local de trabalho.

O verdadeiro descanso também tem um custo. Embora os “promotores” da autoajuda nos queiram fazer acreditar que podemos determinar o nosso próprio destino e que o descanso é apenas uma questão de escolha e planeamento, quando consideramos isto honestamente, percebemos a nossa incapacidade de trazer o verdadeiro descanso ao nosso coração. Agostinho, um pai da igreja no século IV, fez uma colocação sucinta no seu famoso Confissões (Livro 1), ao considerar a graça de Deus: “Fizeste-nos para Ti e inquieto está o nosso coração enquanto não repousar em Ti”.

Nesta semana, vamos examinar a vida do homem segundo o coração de Deus e como este servo do Senhor descobriu o custo do descanso espiritual.