19.7.21

Cansado e Exausto

Domingo, 18 de Julho


Numa agradável noite de primavera, o inquieto rei Davi caminhava no terraço do seu palácio. Ele deveria estar com o seu exército, do outro lado do Jordão, liderando o povo de Deus para derrotar os amonitas e, finalmente, trazer paz ao reino.

1. O facto de que Davi não estava onde deveria estar abriu-lhe a porta da tentação. Leia a história em 2 Samuel 11:1-5. O que aconteceu e que grande pecado cometeu Davi?

Davi viu uma mulher “muito bonita” a tomar banho na casa dela. Os seus impulsos pecaminosos venceram naquela noite, e ele dormiu com Bate-Seba, esposa de um oficial de confiança do exército. Como todos os reis antigos, Davi tinha poder absoluto. Ele não precisava seguir as regras que governavam as outras pessoas. Contudo, a dolorosa história da família de Davi depois deste momento lembra-nos que, mesmo sendo rei, ele não estava acima da lei de Deus.

A lei existe como protecção, salvaguarda e, quando até o rei a transgride, ele enfrenta terríveis consequências. Logo depois de transgredir os limites da lei, Davi começou a sentir os efeitos em todos os aspectos da sua vida. Ele pensou que a sua impetuosa aventura tinha passado despercebida; no entanto, Bate-Seba estava grávida, e o seu marido, bem longe.

2. Leia 2 Samuel 11:6-27. Como tentou Davi encobrir o seu pecado?

Até os esquemas mais complicados de Davi, para fazer com que Urias voltasse para a sua esposa Bate-Seba, falharam. Urias era um homem de reputação excelente que respondeu às insinuações subtis de Davi assim: “A arca, e Israel, e Judá ficam em tendas; e Joabe, meu senhor, e os servos de meu senhor estão acampados no campo; e hei de eu entrar na minha casa, para comer e beber e para me deitar com minha mulher” (2 Samuel 11:11). Por fim, Davi, desesperado, recorreu a um assassinato por “controle remoto” para encobrir o seu pecado.

É difícil acreditar que Davi, a quem Deus tinha dado tantas coisas, se pudesse ter rebaixado tanto. Não importa quem somos, que advertência temos nesta história?