31.7.21

Encontrar Descanso Nos Laços Familiares

Lição 6, 31 de Julho a 06 de Agosto


Sábado à tarde

VERSO ÁUREO: “Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados e descaiais da vossa firmeza; antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora como no dia da eternidade. Amém!” 2 Pedro 3:17, 18

LEITURAS DA SEMANA: Génesis 34; Hebreus 11:17-22; Deuteronómio 4:29; 1 João 3:1, 2; Génesis 39; Efésios 6:1-13

O jovem olhava para o horizonte. Então, viu-os. Ele estava à procura dos seus irmãos há vários dias. Ao se aproximar, a acenar e chamar o grupo de carrancudos, obteve tudo, menos uma recepção calorosa. Os seus próprios irmãos queriam matá-lo! Se não fosse por Rúben, possivelmente não teria havido história para contar. Rúben convenceu o resto dos irmãos apenas a maltratá-lo um pouco e atirá-lo a um poço seco. Mais tarde, Judá tramou um esquema para se livrar do irmão e ganhar dinheiro, vendendo-o a alguns traficantes de escravos que passavam por ali.

Que exemplo de disfunção familiar!

Podemos escolher muitas coisas na vida, mas não a nossa família. Ninguém é perfeito. Nenhuma família tem relacionamentos perfeitos. Alguns são abençoados por terem familiares que reflectem o amor de Deus, mas muitos têm que se contentar com menos do que o ideal. Os relacionamentos costumam ser complicados e dolorosos, deixando-nos inquietos, magoados e com um peso emocional que, consequentemente, descarregamos sobre os outros.

Como podemos encontrar descanso nesta área da vida? Na história de José e dos seus laços familiares veremos que Deus traz cura e descanso emocional, apesar dos relacionamentos disfuncionais.