6.7.21

É Contagioso

Segunda-feira, 05 de Julho


3. Leia Números 12:1-3. Porque é que a Miriã e o Arão estavam perturbados?

Aparentemente, a Miriã e o Arão estavam aborrecidos por causa da esposa cuxita de Moisés. Zípora era uma estrangeira, vinda de Midiã (Êxodo 3:1). Vemos assim que, mesmo entre a “elite” de Israel, a degradação da natureza humana revela-se de maneira desagradável.

No entanto, o texto mostra que o aborrecimento dos irmãos era um pretexto. O foco da reclamação era o dom profético. Conforme relatado no capítulo anterior, Deus tinha instruído Moisés a designar setenta anciãos de Israel que o ajudassem a levar o fardo da liderança (Números 11:16, 17, 24, 25). Arão e Miriã também desempenhavam funções importantes de liderança (Êxodo 4:13-15; Miqueias 6:4), mas sentiram-se ameaçados pelo desdobramento da nova liderança e disseram: “Porventura, falou o Senhor somente por Moisés? Não falou também por nós” (Números 12:2).

4. Como respondeu Deus a esta reclamação? Porque foi o Senhor tão severo? Números 12:4-13

A resposta de Deus foi imediata e não deixou espaço para interpretação. O dom profético não era uma arma usada para exercer mais poder. Moisés era adequado para liderar porque tinha aprendido que era extremamente dependente de Deus.

Miriã foi mencionada antes de Arão no verso 1. Isto sugere que ela pode ter instigado o ataque contra Moisés. Arão já ministrava como sumo sacerdote. Se ele tivesse sido acometido de lepra, não poderia ter entrado no tabernáculo nem ministrar em favor do povo. O castigo a Miriã com uma lepra temporária comunicava o descontentamento divino com os dois irmãos. Este castigo promoveu a necessária mudança de atitude. O apelo de Arão por Miriã confirma que ele também estava envolvido (Números 12:11), e agora, em vez de críticas e inquietação, vemos Arão a implorar por Miriã, e Moisés a interceder por ela (Números 12:11-13). Deus deseja ver esta mesma atitude no Seu povo. Ele ouviu e curou a Miriã.

Embora seja fácil criticar a liderança da igreja, a nossa igreja e a nossa vida espiritual não seriam melhores se intercedêssemos em favor dos nossos líderes, mesmo quando discordamos deles?