Quinta-feira, 11 de Março
11. Porque discutiu Isaías sobre o Sábado em Isaías 58:13, 14? Que relação tem isto com o contexto do Dia da Expiação dos versos anteriores?
O Dia da Expiação anual era um sábado cerimonial. Este sábado especial era como o Sábado semanal, em que todo o tipo de trabalho era proibido (Levítico 23:27-32). Portanto, conforme reconhecida pelos pioneiros Adventistas do Sétimo Dia, a regra de que o período de descanso do Dia da Expiação durava de uma tarde à outra (Levítico 23:32) informa-nos que o mesmo acontece em relação ao Sábado semanal. De forma semelhante, embora o contexto primário de Isaías 58:13, 14 seja o sábado cerimonial do Dia da Expiação, a sua mensagem também se aplica ao Sábado semanal.
12. Leia Isaías 58:13. Como deve ser o dia de Sábado? Como podemos tornar a nossa experiência sabática parecida com o ideal apresentado neste verso? Além disso, ao pensarmos no que o Sábado representa, porque é que ele devia ter as características descritas neste texto?
Isaías 58 fala sobre três temas principais: abnegação, bondade social e o Sábado.
Quais são as relações entre eles? Primeiro, os três temas envolvem concentração em Deus, nas Suas prioridades e o reconhecimento da nossa dependência Dele. Em segundo lugar, ao fazer estas três coisas, o ser humano busca a santidade ao imitar a Deus (veja Levítico 19:2), que, na forma de Cristo, Se humilhou (Filipenses 2:8), demonstrou bondade abnegada (João 3:16), e cessou o trabalho no Sábado, no fim da semana da criação (Génesis 2:2, 3; Êxodo 20:11).
Observe estas outras relações entre os temas da abnegação, bondade social e o Sábado, conforme retratadas em Isaías 58: a libertação sabática do árduo trabalho semanal é benéfica às pessoas, porque as renova (Êxodo 23:12, Marcos 2:27); Jesus mostrou que actos bondosos são apropriados no Sábado (Marcos 3:1-5; João 5:1-17); a verdadeira observância do Sábado traz alegria (Isaías 58:14), assim como ajudar os outros (Isaias 58:10, 11). O que deve mudar na sua vida para experimentar estas bênçãos?