15.3.21

Quem É Perdoado?

Segunda-feira, 15 de Março


Isaías 59 apresenta uma imagem alarmante do problema do pecado. Felizmente, a Bíblia também apresenta a esperança da redenção.

A primeira pergunta é: quantos pecaram? A Bíblia é inequívoca: todos! Portanto, a redenção não pode ser fundamentada na falta de pecado, mas no perdão (Jeremias 31:34). Paulo concordou: todos pecaram (Romanos 3:9-20, 23); portanto, não pode haver distinção com base nisso (Romanos 3:22). Os que são justificados podem ser considerados justos apenas porque recebem, pela fé, o dom da justiça de Deus mediante o sacrifício de Cristo.

3. De acordo com Romanos 3:21-24, como somos salvos? Que esperança no juízo nos apresentam estes versos?

Muitas pessoas pensam que, no juízo, a pergunta será: quem pecou? Mas esta pergunta não precisa ser feita, pois todos pecaram. Em vez disso, a pergunta será: quem foi perdoado? Deus é justo quando justifica aquele “que tem fé em Jesus” (Romanos 3:26). O factor decisivo no juízo será: quem recebeu e continua a receber o perdão por ter fé em Jesus?

Ora, é bem verdade que somos julgados pelas obras, mas não no sentido de que elas nos salvam. Nesse caso, a fé seria anulada (Romanos 4:14). Em vez disso, as nossas obras revelam se realmente fomos salvos (Tiago 2:18).

4. Porque é que as obras não nos salvam, nem agora nem no juízo? Romanos 3:20, 23

É muito tarde para que as obras, ou a obediência à lei, salvem alguém. O propósito da lei no mundo pecaminoso não é salvar, mas apontar o pecado. Em vez disso, “a fé que opera por amor” (Gálatas 5:6), amor derramado no coração pelo Espírito (Romanos 5:5), comprova que temos uma fé viva em Jesus (Tiago 2:26).

As obras são uma expressão exterior, uma manifestação humana de uma fé salvadora. Portanto, na verdadeira experiência cristã a fé é expressa num compromisso com o Senhor, revelado pela obediência à lei. No juízo, Deus usará as obras como evidência para as Suas criaturas, que não podem ler pensamentos de fé como Ele pode. Contudo, para a pessoa convertida, somente as obras após a conversão, em que a vida é capacitada por Cristo e pelo Espírito Santo, são relevantes no juízo. A vida de pecado antes da conversão já foi lavada pelo sangue do Cordeiro (veja Romanos 6).