10.3.21

Comprar De Graça?

Domingo, 07 de Março


1. “Ó vós todos os que tendes sede, vinde às águas, e vós que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei” (Isaías 55:1). Que contradição temos aqui?

Imagine que tem alguns alimentos e que anuncia na rua de uma cidade grande aos famintos: “Ei, quem não têm dinheiro, venham, comprem e comam!” Mas como poderão eles comprar se não têm dinheiro?

No entanto, como fez Isaías, se adicionarmos as palavras “sem dinheiro e sem preço” (Isaías 55:1), o argumento fica mais claro. Isaías apelou ao povo para que aceitasse o perdão (Isaías 55:7) gratuitamente. Porém, a palavra “comprar” enfatiza que o que Deus oferece às pessoas, para atender às necessidades e desejos delas, é valioso; portanto, receber este perdão requer uma transacção (uma transferência de algo de valor). Deus oferece o perdão gratuitamente no âmbito de uma relação de aliança restaurada com o Seu povo, mas não porque este perdão foi gratuito para Ele: o Senhor comprou-o pelo preço terrível do sangue do Seu Servo. Embora seja gratuito para nós, este perdão teve um custo enorme para Deus.

2. Leia 1 Pedro 1:18, 19. Qual foi o preço da nossa salvação?

3. Como se compara a abordagem de Isaías em relação à salvação com a do Novo Testamento? Efésios 2:8, 9

Isaías resumiu o evangelho no Antigo Testamento, que é o mesmo do Novo Testamento. Não havia uma salvação pelas obras na “antiga aliança”, a ser substituída pela salvação pela graça na “nova aliança”. Desde a promessa do Libertador a Adão e Eva (Génesis 3:15), sempre houve apenas um caminho de salvação: a graça mediante a fé (Efésios 2:8); “o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, o nosso Senhor” (Romanos 6:23). Desde o antigo Gilgamesh, que realizou façanhas numa busca inútil pela vida eterna, até as actrizes modernas que crêem na reencarnação, as pessoas têm procurado caminhos de salvação, mas são todos infrutíferos. Elas precisam conhecer o que Jesus fez por elas na cruz.

A salvação é gratuita, pois não há nada que possamos fazer para a merecer. As nossas obras jamais serão suficientemente boas para nos salvar. No entanto, a salvação pode custar-nos tudo. O que significa isto? Mateus 10:39; Lucas 9:23; 14:26; Filipenses 3:8.