18.9.19

Pacificação

Quarta-feira, 18 de Setembro 

3. Leia Mateus 5:9. No mundo em que vivemos, como podemos praticar o que Jesus disse neste texto? (Veja Marcos 13:7). 

Um conflito causa bastante sofrimento. Incluídos nos custos da guerra estão as vítimas diretas e as vidas destruídas, os recursos dedicados à maquina militar e o sofrimento contínuo dos sobreviventes e veteranos de guerra, mesmo entre os “vencedores”. Há também conflitos menores que marcam inúmeras vidas em famílias e comunidades. Sendo assim, o desejo de justiça não pode ignorar a ordem de pacificar. 

No centro do evangelho de Jesus está o gracioso e grandioso ato de pacificação de Deus, reconciliando o ser humano pecador com o seu Criador (veja 2 Corintios 5:18-21). E a reconciliação que recebemos torna-se o padrão para que sejamos “embaixadores” desta oferta de restauração de relacionamento para os outros também. 

4. Isaías 52:7. Como podemos colocar este texto em prática? 

O evangelho traz a motivação, o modelo e o recurso para trabalharmos pela paz no nosso mundo violento: “O coração que se encontra em harmonia com Deus partilha a paz do Céu e difunde ao redor de si a sua bendita influência. O espírito de paz repousará como orvalho sobre os corações desgostosos e perturbados pelos conflitos mundanos” (Ellen G. White, O Maior Discurso de Cristo, p. 28). 

No Sermão da Montanha, Jesus disse: “Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus” (Mateus 5:9). Aprofundando a questão, Ele não só confirmou o mandamento “não matarás”, mas também disse que não devemos ficar irados nem guardar rancor (Mateus 5:21-26) e que devemos amar os nossos inimigos e orar por aqueles que nos perseguem (Mateus 5:43-48), o que significa que devemos tomar medidas ativas para o bem deles. Há muitas histórias inspiradoras de pessoas que dedicaram a vida à pacificação em lugares de conflito, trazendo vislumbres de reconciliação e cura, aliviando parte do sofrimento trazido por esses conflitos. 

Como pode a sua igreja agir como pacificadora na sua comunidade e noutros lugares?