29.9.19

Entendendo a história: Zorobabel e Esdras

Lição 1, 28 de Setembro a 04 de Outubro 


Sábado à tarde 

VERSO PARA MEMORIZAR: “Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O Senhor, Deus dos Céus, me deu todos os reinos da Terra e me encarregou de Lhe edificar uma casa em Jerusalém de Judá.” Esdras 1:2 

LEITURAS DA SEMANA: Jeremias 25:11, 12; Daniel 9:1, 2; Esdras 4:1-7; 7:1-28; Isaías 55:8, 9 

Deus tinha prometido nos escritos de Jeremias que o Seu povo voltaria para Israel após 70 anos de exílio babilónico. O rei Ciro foi o instrumento que Deus usou para permitir que esse retorno acontecesse. Ungido por Deus (Isaías 45:1), Ciro publicou um decreto por volta de 538 a.C. libertando o povo de Deus e consentindo que este retornasse a Jerusalém para reconstruir o templo. Deus (e não Ciro) falou a respeito da cidade: “Será edificada”, garantindo a sua reconstrução; e do templo: “Será fundado” (Isaías 44:28), movendo o coração de Ciro a conceder permissão para a construção do templo. 

É sempre encorajador ver o povo de Deus reagir positivamente às ações do Senhor: “Então, se levantaram os cabeças de famílias de Judá e de Benjamim, e os sacerdotes, e os levitas, com todos aqueles cujo espírito Deus despertou, para subirem a edificar a Casa do Senhor, a qual está em Jerusalém” (Esdras 1:5). 

Vemos aqui um exemplo de pessoas a reagir positivamente aos atos poderosos e graciosos de Deus. As nossas melhores ações resultam da percepção de quem Deus é e do que Ele faz, bem como do conhecimento do modo amoroso como intervém a favor do Seu povo.