Domingo, 01 de Setembro
João 3:16 diz: “Deus amou o mundo de tal maneira [...]”. A palavra grega para mundo é kosmos, que significa “o mundo como uma entidade organizada e criada” (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia,v. 5, p. 929). Este verso fala da salvação da humanidade, mas o plano da salvação também tem implicações para toda a criação.
1. Leia Romanos 8:20-23. O que ensina este texto sobre as questões mais amplas do plano da salvação?
É evidente que a salvação diz respeito a cada um de nós no nosso relacionamento pessoal com o Senhor. Mas não fica por aí. Justificação não é apenas ter os nossos pecados perdoados. Ela também deve estar relacionada com a maneira como, através de Jesus e do poder do Espírito Santo, o Senhor cria a família de Deus, que celebra o perdão e a certeza da salvação ao testemunhar ao mundo com as suas boas obras.
2. Leia João 3:16, 17. Como contribui o verso 17 para uma compreensão mais ampla do verso 16?
Aceitamos o facto de que Deus ama outras pessoas além de nós. Ele ama aqueles a quem amamos, e nos alegramos com isso. O Senhor também ama os que procuramos alcançar com o evangelho, e o nosso reconhecimento desta verdade é muitas vezes a nossa motivação para que possamos alcançá-los. Mas Ele também ama aqueles com quem nos sentimos desconfortáveis ou até amedrontados. Deus ama todas as pessoas, em todos os lugares, até mesmo aquelas de quem não gostamos pessoalmente.
A criação é uma forma de ver a demonstração desta realidade. A Bíblia mostra de maneira constante o mundo ao nosso redor como uma prova da bondade de Deus: “[Ele] faz que o Seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos” (Mateus 5:45). A própria vida é um dom de Deus e, independentemente da resposta ou atitude do indivíduo para com o Criador, cada pessoa recebe este dom.
Como deve isto mudar a nossa atitude para com os outros e as suas circunstâncias, quando os reconhecemos como seres criados e amados por Deus?