17.5.19

Tornando-nos um através do Seu amor

Segunda-feira, 13 de Maio

“O Senhor vos faça crescer e aumentar no amor uns para com os outros e para com todos.” 1 Tessalonicenses 3:12

3. Jesus orou ao Pai para que os Seus seguidores fossem um (João 17:22). Resuma o que Ele quis dizer com isto, concentrando-se especificamente na função do amor necessário para alcançar essa unidade.

Nesta oração, Jesus tinha em mente a unidade entre os Seus seguidores. Experimentar o amor ágape é essencial para essa unidade. “Ágape” é a palavra bíblica para designar o amor de Deus, usada nesta oração e em muitas outras partes do Novo Testamento. Este amor é a própria natureza de Deus (1 João 4:8) e identifica os seguidores de Jesus (João 13:35). O amor de Deus não é natural ao coração humano pecaminoso. Ele entra na vida quando Jesus habita no cristão através do Seu Espírito (Romanos 5:5; 8:9, 11).

“Amem-se uns aos outros como Eu vos amei’” (João 15:12). O discípulo João, que escreveu estas palavras, não era amável, mas orgulhoso, sedento de poder, crítico e irascível (Marcos 3:17; Lucas 9:54, 55; veja também O Desejado de Todas as Nações, p. 295). Posteriormente na sua vida, ele lembrou-se de como Jesus continuou a amá-lo apesar dessas características. O amor de Jesus transformou João gradualmente, habilitando-o a amar os outros em unidade cristã. Ele escreveu: “Nós amamos porque Ele nos amou primeiro”, e “se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros” (1 João 4:19, 11).

4. Leia 1 Coríntios 13:4-8. Coloque o seu nome onde aparece a palavra “amor”. Ajusta-se bem na descrição? Peça a Jesus que traga essas qualidades do amor à sua vida através do Seu Espírito. Que mudanças precisa o Espírito de o levar a fazer para alcançar este ideal cristão?