17.5.19

Egoísmo: o destruidor da família

Terça-feira, 14 de Maio

“Se o orgulho e o egoísmo fossem postos de lado, cinco minutos bastariam para remover a maioria das dificuldades.” Ellen G. White, Primeiros Escritos, p. 119

Como seres humanos, a nossa natureza foi corrompida pelo pecado. E, talvez, o maior exemplo dessa corrupção seja a maldição do egoísmo. Nascemos egoístas; podemos ver essa realidade em criancinhas, cuja natureza essencial é desejar tudo para si. “Eu, eu, eu”. Quando chegamos à idade adulta, esse traço pode manifestar-se de maneiras terríveis, especialmente no lar.

Evidentemente, Jesus veio para mudar isso (Efésios 4:24). A Sua Palavra promete-nos que, através Dele, podemos vencer este destrutivo traço de caráter. A Sua vida é um exemplo perfeito do que significa viver sem egoísmo; à medida que imitamos a Sua vida (1 João 2:6), vencemos a tendência de viver somente para nós mesmos.

5. O que revelam os seguintes textos sobre uma vida de abnegação?

Filipenses 2:3-5:

1 João 3:16-18:

Como vimos no texto de Ellen G. White citado anteriormente, se o orgulho e o egoísmo fossem postos de lado, muitos problemas podiam ser resolvidos rapidamente, antes que a situação se agravasse, se deteriorasse, e se tornasse algo sórdido. Ao pé da cruz, todos os membros da família, especialmente os pais, devem ser purificados deste pecado (Provérbios 16:6). Afinal, a cruz é o maior exemplo de abnegação em todo o Universo. Diante dela podemos alcançar a vitória, mesmo que isso signifique constantemente retornar à cruz e ajoelhar-se em oração, fé, lágrimas e submissão.

Quanto tempo passa aos pés da cruz, lutando contra o egoísmo na sua vida? Com base em Mateus 7:16, tem passado tempo suficiente ali?