17.5.19

Vivendo o amor que prometemos

Quinta-feira, 16 de Maio

Em última análise, a coesão e a unidade familiar dependem do compromisso dos membros da família, começando com a responsabilidade dos cônjuges de cuidar um do outro. Infelizmente, a história bíblica está repleta de exemplos de promessas não cumpridas, confiança quebrada e falta de compromisso onde ele devia estar presente. As Escrituras também têm exemplos inspiradores de pessoas comuns que, com a ajuda de Deus, se comprometeram com amigos e familiares e cumpriram as suas promessas.

8. Examine as seguintes famílias e p seu nível de compromisso. Como poderia o compromisso ter sido fortalecido em algumas famílias? O que incentivou a dedicação demonstrada nas outras?

Compromisso entre pais e filhos (Génesis 33:12-14; Êxodo 2:1-10):

Compromisso entre irmãos (Génesis 37:17-28):

Compromisso familiar (Rute 1:16-18; 2:11, 12, 20; 3:9-13; 4:10, 13):

Compromisso conjugal (Oseias 1:2, 3, 6, 8; 3:1-3):

Quando nos comprometemos com outra pessoa, como no casamento ou na decisão de ter ou adotar um filho, deve haver uma renúncia voluntária da nossa parte para fazermos uma escolha diferente no futuro, uma entrega do controle sobre uma parte importante da nossa vida. As leis podem restringir o comportamento negativo, mas o casamento e o relacionamento familiar precisam de amor para que possam florescer.

O que significa para si a promessa de Jesus em Hebreus 13:5? Que efeito o compromisso Dele consigo deve ter no seu compromisso com Ele, com o seu cônjuge, filhos e com os outros cristãos?