3.9.19

Graça e Boas Obras

Terça-feira, 03 de Setembro 

4. Resuma Efésios 2:8-10 com as suas palavras. O que revelam estes versos sobre a relação entre a graça e as boas obras? 

A Bíblia revela que fomos criados para, entre outras coisas, adorar a Deus e servir aos outros. Apenas na nossa imaginação podemos tentar entender como seriam estas ações num ambiente sem pecado. 

Por enquanto, por causa do pecado, conhecemos apenas este mundo arruinado e caído. Felizmente, a graça de Deus, expressa e representada no sacrifício de Jesus pelos pecados do mundo, torna possível o perdão e a cura. Portanto, mesmo nesta existência arruinada, a nossa vida torna-se mais plenamente uma obra de Deus, e Ele usa-nos para, com Ele, curar e reparar os danos e as feridas na vida dos outros (veja Efésios 2:10). “Os que recebem devem comunicar a outros. De todas as direções vêm pedidos de auxílio. Deus roga aos homens que ministrem alegremente a seus semelhantes” (Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 103). 

Não realizamos boas obras (ao cuidar dos pobres, elevar os oprimidos e alimentar os famintos) para ganhar a salvação nem a justificação diante de Deus. Em Cristo, pela fé, temos toda a aprovação de que precisamos aos olhos do Senhor. Além disso, reconhecemo-nos como pecadores e vítimas do pecado, embora tenhamos a consciência de que somos amados e redimidos por Deus. Enquanto ainda lutamos contra as tentações do egocentrismo e da ganância, a graça abnegada e humilde de Deus oferece uma nova vida e um amor que transforma a nossa vida. 

Quando olhamos para a cruz, vemos o grande e pleno sacrifício feito por nós e percebemos que não podemos acrescentar nada ao que ele nos oferece em Cristo. Mas isto não significa que não devamos fazer algo em resposta ao que recebemos em Cristo. Pelo contrário, devemos corresponder ao amor revelado a nós demonstrando amor aos outros. 

5. Leia 1 João 3:16, 17. Qual deve ser a nossa resposta à cruz?