25.9.19

Graça dentro da Igreja

Quarta-feira, 25 de Setembro 

No início do livro de Jó, Deus indica que a fidelidade de Jó a Ele é uma demonstração da excelência dos Seus caminhos e do Seu relacionamento com a humanidade caída (veja Jó 1:8). É impressionante que Deus permita que a Sua reputação dependa da maneira pela qual o Seu povo vive na Terra. Mas Paulo estendeu esta fé que Deus tem em alguns dos seus “santos” e incluiu nela a comunidade da igreja: “Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus” (Efésios 3:10). 

4. Leia Efésios 2:19. O que está incluído na descrição da igreja como a “família” de Deus? Como deve esta ideia influenciar o funcionamento da igreja? 

Em toda a comunidade ou organização, a maneira como esta entidade trata os seus membros reflete os valores fundamentais do grupo. Como família de Deus, corpo de Cristo e comunidade do Espírito, a igreja tem o chamado mais elevado para viver de maneira fiel, seguindo o exemplo divino, “Porque Deus não é de confusão, e sim de paz. Como em todas as igrejas dos santos” (1 Coríntios 14:33). 

Os valores da justiça, graça e amor devem governar tudo o que acontece na igreja. Estes princípios devem guiar os líderes na sua maneira de liderar, de tomar decisões e de cuidar do “menor destes pequeninos irmãos” da comunidade. Eles também nos devem orientar na resolução das contendas que surgem entre os membros. Se não tratamos com justiça e dignidade os nossos irmãos, como faremos isto com os outros? 

Nos lugares em que a organização da igreja emprega pessoas, ela deve fazer isso com generosidade, valorizando-as e trabalhando contra a injustiça. As igrejas devem ser lugares seguros, com todos os cristãos a fazer o que podem para proteger os vulneráveis. E, como vemos na igreja primitiva, os cristãos devem estar especialmente preparados para dar apoio aos necessitados e sofredores da “família” da igreja. 

Jesus apresentou isto como um mandamento, afirmando que tal atitude não apenas transformaria a comunidade de fé, como também demonstraria a realidade da sua fé aos que estivessem a observar: “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como Eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois Meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros” (João 13:34, 35).