16.2.19

Satanás, Um Inimigo Derrotado

Lição 8, 16 a 22 de Fevereiro 


Sábado à tarde 

VERSO PARA MEMORIZAR: “Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida.” Apocalipse 12:11 

LEITURAS DA SEMANA: Apocalipse 12; 13:13, 14; 19:20; Génesis 3:15; Isaías 14:12-15; Daniel 7:23-25; 2 Tessalonicenses 2:8-12 

Os capítulos 12 a 14 do Apocalipse preparam-nos para a secção sobre os eventos dos últimos dias (Apocalipse 15:1–22:21). Enquanto a primeira metade do livro (Apocalipse 1:1–11:19) descreve as lutas espirituais da igreja num mundo hostil ao longo da era cristã, o restante concentra-se em eventos fundamentais que levarão à segunda vinda de Cristo e ao reino de Deus. 

O propósito do capítulo 12 é apresentar-nos o panorama completo por trás da crise final da história mundial. Este capítulo revela o desenvolvimento do grande conflito entre Cristo e satanás ao longo da história. 

No livro do Apocalipse, satanás é o arqui-inimigo de Deus e do Seu povo. A sua existência é real, e ele está por trás de todo o mal e rebelião no Universo. Ele sabe que a sua última oportunidade de triunfar contra Deus antes da segunda vinda de Cristo é vencer a batalha do Armagedom. Portanto, ele concentra todos os seus esforços na preparação para esse evento. 

O propósito de Apocalipse 12 é assegurar ao povo de Deus que satanás não terá sucesso. Este capítulo é também uma advertência de que satanás está determinado e travará uma guerra intensa contra a igreja remanescente de Deus dos últimos dias e de que a nossa única esperança e poder para vencer encontram-se em Cristo.