24.2.19

Satanás e os Seus Aliados

Lição 9, 23 de Fevereiro a 01 de Março 


Sábado à tarde 

VERSO PARA MEMORIZAR: “E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.” (Apocalipse 12:17). 

LEITURAS DA SEMANA: Apocalipse 12:14-16; 13; 17:8; Daniel 7:24; 2 Tessalonicenses 2:2-12; 1 Reis 18:38 

O capítulo 12 de Apocalipse descreve os ataques de Satanás contra o povo de Deus, incluindo a perseguição empreendida por Roma pagã e posteriormente por Roma papal durante os 1.260 dias/anos (538 d.C. a 1798 d.C.; veja Apocalipse 12:6, 13, 14 e o estudo de terça-feira da Lição 7). 
O capítulo 13 descreve detalhadamente os ataques de Satanás ao longo da história, com a ajuda de dois aliados, retratados como bestas. Sob a direção de Satanás, o dragão e essas duas bestas vão-se unir no fim para se oporem às ações redentivas de Deus e buscar conquistar a lealdade do mundo. 

É necessária uma advertência. É mais fácil interpretar profecias que já foram cumpridas. Quando analisamos as profecias que ainda se vão cumprir, como no caso do estudo de terça-feira, precisamos ser cautelosos. Deus mostra-nos o que vai acontecer no tempo do fim para que não nos surpreendamos, mas Ele não revela todos os detalhes que gostaríamos de saber. 

No entanto, devemos-nos lembrar sempre que, embora estas profecias nos revelem o que vai acontecer no fim, elas não nos informam quando nem como os eventos se vão desenrolar. Devemos ter cuidado para não especular além do que a profecia ensina. Lembremos que as profecias têm propósitos práticos: ensinar-nos como viver hoje e estar preparados para o futuro.