11.1.19

Mensagens de Cristo para Aquela Época e para Hoje

Quarta-feira, 09 de Janeiro 

6. Leia Apocalipse 1:11, 19, 20. Jesus também deu sete mensagens diferentes para as igrejas na Ásia, mas havia mais de sete igrejas nesta província. O que sugere isto sobre o significado simbólico destas mensagens para os cristãos em geral? 

As mensagens que Jesus instruiu João a enviar às sete igrejas estão registradas em Apocalipse 2 e 3. O significado delas aplica-se em três níveis: 

Aplicação histórica. Estas mensagens foram originalmente enviadas a sete igrejas localizadas em cidades prósperas da Ásia do primeiro século. Os cristãos dessas cidades enfrentavam desafios sérios. Várias cidades tinham estabelecido nos seus templos adoração ao imperador como símbolo da sua lealdade a Roma. O culto ao imperador tornou-se obrigatório. Os cidadãos também deviam participar em eventos públicos e cerimónias religiosas pagãs. Em virtude de muitos cristãos se recusarem a participar dessas práticas, eles enfrentavam o julgamento, e às vezes até o martírio. Comissionado por Cristo, João escreveu as sete mensagens para ajudá-los nesses desafios. 

Aplicação profética. O Apocalipse é um livro profético, mas apenas sete igrejas foram escolhidas para receber estas mensagens. Esse facto também indica o caráter profético das mensagens. As condições espirituais nas sete igrejas coincidem com as condições espirituais da igreja de Deus em diferentes períodos históricos. As sete mensagens pretendem apresentar, do ponto de vista celestial, uma visão geral do estado espiritual do cristianismo desde o primeiro século até o fim do mundo. 

Aplicação universal. Tal como todo o livro de Apocalipse foi enviado como uma carta única, que devia ser lida em todas as igrejas (Apocalipse 1:11; 22:16), as sete mensagens também contêm lições que podem ser aplicadas aos cristãos de todas as eras. Desta maneira, elas representam diferentes tipos de cristãos em lugares e épocas diferentes. Por exemplo, embora a característica geral do cristianismo de hoje seja retratada pela igreja de Laodiceia, alguns cristãos podem identificar-se com as características de algumas das outras igrejas. A boa notícia é que, seja qual for nossa condição espiritual, Deus “vai ao encontro dos seres humanos caídos onde eles se acham” (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 22). 

Imagine que o Senhor tivesse que escrever uma carta para a sua igreja, utilizando a mesma forma das mensagens às sete igrejas, ou seja, falando sobre os desafios que estão a enfrentar, e acerca da condição espiritual dos membros da igreja. O que diria essa carta?