19.1.19

Mensagem de Cristo a Filadélfia

Quarta-feira, 16 de Janeiro

A sexta igreja a quem Jesus endereçou a carta foi Filadélfia (“amor fraternal”). Essa cidade ficava na estrada comercial imperial e servia como passagem, uma “porta aberta”, para um grande e fértil planalto. As escavações indicam que Filadélfia era um centro em que as pessoas iam buscar saúde e cura. Devido a frequentes terremotos, os habitantes da cidade mudaram-se para o campo, e viviam em humildes cabanas.

5. Leia Apocalipse 3:7-9. Como se relaciona a maneira como Jesus Se apresentou com a situação desta igreja? Ele disse: “Tens pouca força” (Apocalipse 3:8). O que revela esta declaração sobre a condição da igreja?

A mensagem a esta igreja aplica-se profeticamente ao grande reavivamento do Protestantismo durante o Primeiro e o Segundo Despertamentos que ocorreram na Grã-Bretanha e na América aproximadamente de 1740 a 1844. Tendo em conta a luz que possuíam, os cristãos buscaram realmente guardar a Palavra de Deus (Apocalipse 3:8) nessa época. Houve uma ênfase crescente na obediência aos mandamentos de Deus e na vida pura. Parece que a “porta aberta” é o caminho/passagem para o santuário celestial, pois o santuário de Deus também é mencionado (Apocalipse 3:12, compare com Apocalipse 4:1, 2). O encerrar de uma porta e a abertura de outra indicam a mudança que ocorreria no ministério sumo-sacerdotal de Cristo em 1844.

6. Leia Apocalipse 3:10-13. Quais são os indícios de que o tempo é curto e que a vinda de Jesus se está a aproximar? Qual é a importância do nome de Deus ser escrito no Seu povo (2 Timóteo 2:19)? Se um nome representa o caráter de uma pessoa, o que revela Êxodo 34:6 sobre aqueles que levam o nome de Deus?

Grandes reavivamentos ocorreram nas igrejas dos dois lados do Atlântico. Nos anos que antecederam 1844, a mensagem da breve vinda de Cristo foi proclamada em muitas partes do mundo. A promessa de escrever o nome de Deus nos vencedores indica que o caráter de Deus será visto no Seu povo. A mensagem de que Cristo em breve virá é tão importante como a mensagem de que Ele promete preparar o Seu povo para esse grande evento, perdoando os seus pecados e escrevendo a Sua lei no seu coração (veja Filipenses 1:6; Hebreus 10:16, 17

O que significa para si a esperança da breve vinda de Cristo? A promessa de Cristo de completar a obra que Ele começou dá-lhe segurança?