29.8.18

Tessalónica e Bereia

Terça-feira, 28 de Agosto

Quando foram libertados da prisão, os missionários partiram de Filipos (Atos 16:35-40). Dali, Paulo e os seus companheiros foram diretamente para Tessalónica, a capital da Macedónia.

4. De acordo com Atos 17:1-9, como reagiram os judeus tessalonicenses à pregação bem-sucedida de Paulo entre os gentios?

A. ( ) Eles promoveram uma revolta na cidade.

B. ( ) Mandaram que os gentios se circuncidassem.

Mais uma vez, vemos Paulo à procura da sinagoga para poder partilhar o evangelho. Muitos gentios devotos e não poucas mulheres preeminentes foram persuadidos pela mensagem de Paulo. O facto de que estes conversos se tenham unido a Paulo e Silas (Atos 17:4) parece significar que eles formaram um grupo separado e reuniam-se fora da sinagoga, provavelmente na casa de Jasom.

Movidos por ciúme, os adversários começaram uma rebelião. A intenção deles era trazer Paulo e Silas (Timóteo não é mencionado) perante a assembleia da cidade e acusá-los. Como não conseguiram encontrar os missionários, o próprio Jasom e alguns outros cristãos recém-conversos foram arrastados até as autoridades locais sob a acusação de abrigarem agitadores políticos.

5. Leia Atos 17:10-15. Qual foi a resposta dos judeus bereanos em comparação com a dos tessalonicenses?

O termo eugenês (Atos 17:11) originalmente significava “nascido numa boa família” ou “de nobre nascimento”, mas passou a denotar, de maneira mais ampla, uma atitude “justa”, o que provavelmente é o caso nesta passagem. Os judeus de Bereia foram elogiados não apenas porque concordaram com Paulo e Silas, mas por sua disposição em examinar as Escrituras por si mesmos e, diariamente, ver se o que os missionários diziam estava correto. Uma resposta apenas emocional ao evangelho, sem a convicção cognitiva necessária, tende a ser superficial e de curta duração.

Entretanto, em pouco tempo o ministério produtivo de Paulo em Bereia foi interrompido por causa da oposição, obrigando-o a avançar para o sul, até Atenas.

Quando foi a última vez que examinou diligentemente as Escrituras para descobrir “se as coisas eram, realmente, assim” (Atos 17:11)?