5.8.18

O Ministério de Pedro

Lição 6 - 04 a 10 de Agosto


Sábado à tarde

VERSO PARA MEMORIZAR: “Então, falou Pedro, dizendo: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas; pelo contrário, em qualquer nação, aquele que O teme e faz o que é justo Lhe é aceitável.” Atos 10:34, 35


Com a partida de Paulo para Tarso, Pedro torna-se novamente o personagem principal na narrativa de Lucas sobre o início da igreja cristã. Pedro é retratado como tendo uma espécie de ministério itinerante em toda a Judeia e regiões circunvizinhas. O livro de Atos relata duas das suas breves histórias de milagres: a cura de Eneias e a ressurreição de Tabita (Dorcas), seguidas pela história de Cornélio no capítulo 10.

A conversão dos gentios era a questão mais controversa na igreja apostólica. Embora as discussões após o batismo de Cornélio estivessem longe de resolver todas as dificuldades, o derramamento do Espírito entre os gentios (Atos 10:44-48) – uma lembrança do que tinha acontecido no Pentecostes – ajudou a convencer Pedro e os irmãos de Jerusalém de que as bênçãos do evangelho não estavam restritas aos judeus. Entretanto, a igreja em Antioquia também já tinha começado a trabalhar pelos gentios.

O estudo desta semana inclui também o aparecimento duma nova e breve perseguição – desta vez sob a ordem do rei Herodes – e o seu impacto sobre os apóstolos, que tinham sido poupados da perseguição liderada por Saulo.
-->