8.8.18

O Dom do Espírito

Terça-feira, 07 de Agosto


Atos 10:44-48 revela um momento crítico na história da igreja primitiva. Era a primeira vez que um dos apóstolos pregava o evangelho a gentios incircuncisos. Ao contrário dos cristãos helenistas, os apóstolos e outros fiéis da Judeia não estavam prontos para receber gentios na igreja. Como Jesus era o Messias de Israel, eles pensavam que o evangelho devia ser partilhado apenas com judeus de perto e de longe. Os gentios deveriam primeiro converter-se ao judaísmo para serem então aceites na comunidade de fé. Noutras palavras, antes que se tornassem cristãos, os gentios deviam, primeiro, tornar-se judeus. Esta maneira de pensar precisava ser mudada.

O dom de línguas dado a Cornélio e à sua família foi acrescentado como sinal claro e observável de que este conceito estava errado, de que Deus não tem favoritos e que, em termos de salvação, judeus e gentios estão em pé de igualdade diante Dele.

4. Leia Atos 11:1-18. Como reagiu a igreja em Jerusalém à experiência de Pedro em Cesareia?

A. ( ) Os cristãos judeus excomungaram Pedro da igreja.

B. ( ) Embora receosos, ficaram maravilhados com a sua experiência.

O preconceito judaico em relação aos gentios, estabelecido há muito tempo, levou os cristãos em Jerusalém a criticar Pedro por ele ter comido com incircuncisos. Parece que eles estavam mais preocupados com o zelo cerimonial judaico do que com a salvação de Cornélio e da sua família. Eles temiam que, se a igreja rompesse com estas práticas, isso representaria uma negação da fé de Israel; eles perderiam o favor de Deus e tornar-se-iam sujeitos às mesmas acusações – da parte dos demais judeus – que levaram Estêvão à morte.

“Era chegado o tempo para ser introduzida pela igreja de Cristo uma fase de trabalho inteiramente nova. A porta que muitos dos judeus conversos tinham fechado aos pagãos devia agora ser aberta completamente. E os gentios que aceitassem o evangelho deviam ser considerados em condição de igualdade com os discípulos judeus, sem a necessidade de observar o rito da circuncisão.” Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 136

Como tinha acontecido no Pentecostes, os gentios também falaram em idiomas anteriormente desconhecidos para eles, não em línguas extáticas nem celestiais. Apenas o propósito era diferente: enquanto para os apóstolos o dom visara a missão mundial da igreja, para Cornélio era como uma confirmação de que a graça de Deus estava a atuar até mesmo entre os gentios.