8.8.18

A Igreja em Antioquia

Quarta-feira, 08 de Agosto


Motivado pela conversão de Cornélio, Lucas interrompe brevemente o relato do ministério de Pedro para mostrar o progresso inicial do evangelho entre os gentios.

5. De acordo com Atos 11:19-26, o que aconteceu quando alguns refugiados de Jerusalém chegaram a Antioquia?

Esta parte de Atos 11 remete à perseguição empreendida por Paulo no capítulo 8. Portanto, enquanto os acontecimentos recém-descritos estavam a acontecer na Judeia e noutros lugares, alguns cristãos helenistas que tinham sido forçados a deixar Jerusalém estavam a propagar o evangelho além das fronteiras judaicas.

Lucas dá atenção especial à grande e importante cidade de Antioquia, na Síria, onde os refugiados começaram a pregar aos seus irmãos judeus e aos gentios, e muitos deles estavam a aceitar a fé. A comissão de Jesus, em Atos 1:8, estava a ser cumprida através dos esforços desses judeus helenistas cristãos. Eles foram os verdadeiros fundadores da missão aos gentios.

Por causa do sucesso da igreja em Antioquia, os apóstolos em Jerusalém decidiram enviar Barnabé para avaliar a situação. Percebendo as grandes oportunidades para o avanço do evangelho, Barnabé foi a Tarso chamar Paulo, sentindo que ele podia ser de grande ajuda.

Barnabé estava certo. Durante o ano em que ele e Paulo trabalharam juntos, grandes multidões, principalmente de gentios, puderam ouvir o evangelho. O entusiasmo com que eles falavam sobre Jesus Cristo fez com que os crentes se tornassem conhecidos, pela primeira vez, como “cristãos” (Atos 11:26). O facto de que “foram” “chamados cristãos” indica que o termo foi cunhado pelos que não eram da igreja, provavelmente como uma forma de zombaria, enquanto os fiéis preferiam autodenominar-se “irmãos” (Atos 1:16), “discípulos” (Atos 6:1), ou mesmo “santos” (Atos 9:13). Quando o livro de Atos foi escrito, “cristão” tornara-se um nome comum (Atos 26:28), e parece que Lucas o aprovava. “Cristão” significa um seguidor ou adepto de Cristo.

Para si, o que significa ser chamado “cristão”? A sua vida é diferente da vida dos não cristãos em relação às coisas que realmente importam?