24.8.18

24 DE AGOSTO DE 1572 - MASSACRE DE SÃO BARTOLOMEU

Passam hoje 446 anos do dia que ficou registado na História como o massacre de São Bartolomeu.

O massacre da noite de São Bartolomeu ou a noite de São Bartolomeu, foi um episódio da história da França, de repressão ao protestantismo, organizado pelos reis franceses, que eram católicos.


Nas primeiras horas da madrugada de 24 de agosto de 1572, dia de São Bartolomeu, dezenas de líderes huguenotes (protestantes) foram assassinados em Paris, numa série coordenada de ataques planeados pela família real francesa. Alguns historiadores daquele tempo sugerem que durante as semanas seguintes cerca de 70 mil pessoas terão sido assassinadas.

Ao receber a notícia, o Papa Gregório XIII deu ordem para todos os sinos em Roma tocarem, em sinal de regozijo. Encomendou também um "Te Deum" para ser cantado em ação de graças e uma medalha foi cunhada com a frase "Ugonottorum strages 1572" mostrando um anjo empunhando uma cruz e uma espada sob os protestantes mortos.

A História regista assim o método que a Igreja Católica e os seus apoiantes usam para lidar com a diferença de opinião e a liberdade de consciência.

Fica como aviso para um futuro próximo.



Fonte: Filipe Reis